Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Orientação especializada aumenta faturamento de loja

    há 12 anos

    João Pessoa - Em 2009, a empresária Francicleide Cavalcante pensou em fechar as portas da sua loja de móveis, no bairro de Jaguaribe, na capital paraibana. Ela e o marido eram donos do empreendimento desde 2003, mas as dificuldades financeiras desanimavam o casal. Hoje, a empresa é um exemplo em gestão eficiente e o faturamento cresceu 100% nos últimos dois anos.

    O sucesso da empresa não veio de repente, nem sem muito esforço. Em 2010, a empresária mudou o modelo de gestão, inovou, investiu na capacitação e no atendimento personalizado. Os resultados vieram rápido e o estabelecimento registrou aumento na satisfação dos clientes e incremento nas vendas. A Espaço Mix Móveis foi uma das 1.478 empresas paraibanas atendidas em 2010 pelo programa Negócio a Negócio do Sebrae na Paraíba e uma das dez selecionadas em todo país pelo Sebrae Nacional para contar sua história em um filme.

    O atendimento às empresas paraibanas através do programa Negócio a Negócio cresceu nos últimos dois anos. Os números de 2011 foram quase cinco vezes maiores que os de 2010. No ano passado, foram 6.769 empreendimentos atendidos pelo programa, que oferece orientação especializada na própria empresa. No Sebrae na Paraíba, há 110 Agentes de Orientação Empresarial (AOE) capacitados e aprovados, além de 29 consultores credenciados que atuam no atendimento às empresas, em parceria com o Unipê, a Facisa e o Programa Paraibano de Qualidade.

    Emanoela Alcântara Hermínio é uma das agentes do programa e fez o primeiro contato com a Espaço Mix. "Muitas empresas não se desenvolvem e acabam fechando por falta de conhecimento dos empreendedores, que não sabem muita coisa sobre a área em que atuam. Conhecer bem o seu negócio é fundamental. E, para isso, é preciso se capacitar", destaca.

    A empresária Francicleide Cavalcante buscou no Sebrae na Paraíba mais informações sobre atendimento personalizado, com o objetivo de fidelizar clientes. Ela participou de cursos e palestras sobre vendas e gestão. "Eu mesma trabalho no atendimento da loja, interajo com o cliente e entendo o que ele realmente precisa. Converso, faço perguntas, vou à casa do cliente e, mesmo depois da venda, telefono para saber se está tudo certo. Quando ele for comprar o próximo móvel, vai querer minha ajuda de novo" , explica.

    Francicleide acrescenta que outras mudanças estruturais e gerenciais foram necessárias. "Também investimos em um sistema mais eficiente do estoque e das finanças. Não tínhamos controle e a loja estava dando prejuízo", diz. Com o caixa equilibrado, ela começou a investir na própria loja. Adquiriu o terreno ao lado, para aumentar o showroom de produtos, e comprou um veículo para fazer a entrega das encomendas.

    Satisfação

    "O programa Negócio a Negócio é um excelente instrumento de atendimento às micro e pequenas empresas. É inteiramente gratuito, com elaboração de diagnósticos, sugestões e relatórios", destaca a gestora do programa no Sebrae na Paraíba, Márcia Timótheo. Para ela, o atendimento à Espaço Mix foi mais um caso de sucesso e motivo de satisfação. Para Francicleide, foi uma oportunidade de ver sua empresa crescer.

    Assista abaixo o vídeo do programa Negócio a Negócio:

    Serviço:

    Sebrae na Paraíba (83)

    www.pb.agenciasebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orientacao-especializada-aumenta-faturamento-de-loja/3081529

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)