Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bebedouro melhora produção de mel

    há 12 anos

    São Luís - Uma nova tecnologia pode ajudar desenvolver ainda mais a apicultura no Maranhão. Trata-se do bebedouro inteligente, um sistema que impede a contaminação da água consumida pelas abelhas e evita o desperdício pela evaporação e pela aproximação de outros animais.

    Idealizada pelo consultor do Sebrae no Maranhão Euler Tenório e pelo apicultor Rolf Benkert, do povoado Cajueiro, no município de Maracaçumé, a invenção foi destaque no II Congresso Nordestinho de Apicultura e na II Feira da Cadeia Apícola, realizados em Teresina, recentemente. A inovação atraiu centenas de apicultores e técnicos participantes dos eventos.

    Segundo Tenório, a demanda pelo equipamento é maior em regiões de mangue, onde a água é salobra. Mas os bebedouros podem ser uma solução muito útil em qualquer lugar produza de mel, coloca. Depois de um ano usando o protótipo, o apicultor Rolf Benkert conta que a produção cresceu 50%. Não tendo que procurar água, as abelhas economizam metade do tempo, o que ajuda também na refrigeração da colméia, lembra o apicultor.

    O bebedouro inteligente é montado numa estrutura cercada por tubos de PVC. Os canos têm aberturas cheias de pedras no nível da água onde as abelhas pousam. Uma boia regula a quantidade de água. O custo de produção do protótipo foi de R$ 60,00, que deve cair quando o processo for industrializado. Tudo ainda é muito recente, mas estamos em busca de parcerias, ressaltou Euler Tenório.

    Serviço

    Site http://www.sebrae.com.br/uf/maranhao

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebrae

    www.facebook.com/sebrae

    Sebrae no Maranhão: (98)

    Notícias Relacionadas 03/01/2012 | 18:30 Mel pernambucano de Bodocó agora tem certificação

    03/01/2012 | 15:00 Apicultores potiguares investem na própolis vermelha

    02/01/2012 | 08:00 Aumento das exportações amplia mercado do mel brasileiro

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bebedouro-melhora-producao-de-mel/2988620

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)