jusbrasil.com.br
16 de Janeiro de 2019
    Adicione tópicos

    Micro e pequenas empresas do Paraná lideram empregos no Sul

    Agência Sebrae de Notícias
    há 7 anos

    Tweet Curitiba - O Paraná é o segundo estado da região Sul em número de micro e pequenas empresas (MPE), mas o primeiro em geração de empregos no segmento. É o que aponta o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010/2011, do Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta segunda-feira (5).

    O sul do Brasil concentra cerca de 1,4 milhão de micro e pequenas empresas, dos aproximadamente 6,1 milhões de estabelecimentos registrados no Brasil. Em Santa Catarina, conforme aponta o levantamento, feito em todo o Brasil, são 331.042 micro e pequenas empresas. No Paraná, há 494.403 e no Rio Grande do Sul, 601.874.

    As MPE do Paraná, apesar de estarem em segundo lugar no ranking que mede a quantidade de pequenos negócios na região Sul, são as que mais geram empregos com carteira assinada. Enquanto as micro e pequenas empresas em Santa Catarina geraram 881.708 empregos, em 2010, no Rio Grande do Sul, foram 1.105.565 empregos, e no Paraná, 1.111.786.

    As micro e pequenas empresas do Paraná são fortes geradoras de empregos. Aliás, uma característica bastante comum dos pequenos negócios, amortecedores de crises e responsáveis também pela geração de renda nos municípios, estados e no país, observa o superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, que acompanhou, de Curitiba, a divulgação, em São Paulo, pelo Sebrae Nacional, do Anuário de Trabalho.

    Cosméticos

    A Cativa Natureza, uma loja de cosméticos orgânicos em Curitiba, em três anos, triplicou o número de empregos. "O pequeno empreendimento começou com dois colaboradores e hoje conta com seis", contabiliza a empresária Rose Besecry. Para ela, micro e pequenas empresas têm vocação natural para gerar postos de trabalho. Os planos da Cativa estão apenas começando e prometem gerar mais empregos a curto prazo.

    Há três anos no mercado, a empresa já iniciou seu projeto de expansão. Possui franquias em Itajaí, em Santa Catarina, e em Maringá, no Paraná. No prazo de dois meses, serão abertas novas lojas em São Paulo, Fortaleza, Manaus e Salvador. Nossa trajetória está apenas começando. O investimento para a abertura da primeira loja foi alto, mas acreditei no conceito da marca e no negócio. A organização, o controle e o planejamento foram essenciais para os bons resultados alcançados até agora, destaca Rose Besecry.

    Serviço

    Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br)

    sebrae@pr.sebrae.com.br

    Coordenação: Leandro Donatti - Registro Profissional 2874/11/57-PR

    Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)