Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sebrae participa de Encontro sobre Pequenos Negócios

    há 12 anos

    Tweet Brasília - Representantes do Brasil, África do Sul e Índia participam do 5º Encontro de Cúpula sobre Pequenos Negócios (Tri-Nations Summit on Small Business) na cidade de Pretória, na África do Sul. O evento reúne diretores e técnicos do Sebrae, além de membros da Agência de Desenvolvimento dos Pequenos Negócios da África do Sul (SEDA) e Corporação Nacional das Pequenas Indústrias da Índia (NSIC).

    O Tri-Nations faz parte da programação do Fórum Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), que será aberto oficialmente nesta terça-feira (18) e contará com a participação da presidente Dilma Rousseff, do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

    No encontro de pequenos negócios, que teve início no último sábado (15), a missão do Sebrae em Pretória foi comandada pelo diretor de Administração e Finanças, José Claudio dos Santos, e teve a participação de gerente da Unidade de Assessoria Institucional (UARI), Renata Ziller, e do analista da Unidade de Assessoria Internacional (UAIN), Eduardo Golin. Hlonela Lupuwana, chefe-executiva da SEDA, e HP Kumar, diretor-presidente de gestão da NSIC, foram os representantes de África do Sul e Índia. Empresários, técnicos, gestores, e pequenos empreendedores participaram das discussões.

    Durante os três dias do encontro foram debatidos temas como: a integração das bolsas de negócios dos três países; os avanços na incubação de empresas sul-africanas; e a sistematização dos intercâmbios, com foco na capacitação profissional. O Sebrae mostrou suas experiências com a Universidade Corporativa. Também discutiu-se o incremento de oportunidades para empreendedorismo sustentável; avanços nas legislações (a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o Empreendedor Individual do Brasil são exemplos); as parcerias com programas de governo como Brasil Sem Miséria e Territórios da Cidadania; e, por último, as experiências da Índia em crédito e microcrédito.

    Oportunidades

    Em sua palestra, o diretor do Sebrae, José Claudio dos Santos, falou sobre o momento de estabilidade econômica e política do Brasil. Também comentou sobre os vários investimentos e eventos de grande porte, entre eles a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão geradores de oportunidades de negócios.

    "É necessário que tenhamos políticas econômicas e sociais que fortaleçam os pequenos negócios. É muito importante criarmos condições para implementação de ações de inovação e sustentabilidade que possam aumentar a competitividade das pequenas empresas nos três países", disse ele.

    José Claudio dos Santos lembrou também da necessidade de termos lideranças transformadoras como Nelson Mandela, Lula e Dilma Rousseff, que tiveram a visão de apoiar pequenos negócios como forma de desenvolvimento de seus países. Para o diretor do Sebrae, os compromissos conjuntos e os intercâmbios de cooperação devem reverter em benefício das micro e pequenas empresas de Brasil, África do Sul e Índia.

    Ao final do 5º Encontro de Cúpula sobre Pequenos Negócios, nesta segunda-feira (17), foi redigido um relatório com as recomendações dos três países. O documento será lido nesta terça-feira (18) durante a programação do IBAS.

    Serviço

    Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebrae

    www.facebook.com/sebrae

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sebrae-participa-de-encontro-sobre-pequenos-negocios/2885766

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)