Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inovar exige mudança de comportamento, afirma cientista

    há 13 anos

    Tweet Porto de Galinhas - Inovação não é patente, não é novidade. A palavra significa mudança de comportamento de fornecedores e consumidores, segundo o cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Silvio Lemos Meira. Na sua análise, o termo inovar se tornou banal na linguagem popular. É preciso mudar o comportamento das pessoas frente ao atual cenário, em que cada vez mais, surgem oportunidades, em intervalos mais curtos. O empresário precisa redesenhar seu negócio para atender esse novo mercado que esse apresenta hoje, afirma.

    Para o cientista, os Agentes Locais de Iovação (ALI), que compõe o programa do Sebrae, são agentes do conhecimento, que têm papel importante no esclarecimento das micro e pequenas empresas sobre o que de fato é inovar. O fazer diferente precisa ser tratado como princípio do negócio, é um processo contínuo. Estamos falando do compartilhamento de coisas, expectativas, processos, problemas e soluções, disse.

    Silvio mostrou o quadro das inovações ocorridas desde o Império Romano até o processo de mecanização, em 1970, e a atual explosão dos softwares e redes. O processo de inovar acontece em ondas na sociedade, nas economias e nos mercados. Segundo ele, neste atual momento, as criações devem ser focadas no cliente, que cada vez mais quer algo complexo, porém com utilização simples. O cliente sabe que é possível. Isso é fazer diferente.

    Na avaliação do cientista, é preciso pensar produtos e serviços como um todo e articulados com as cadeias de valores. O mercado é mutante. Se não nos adequarmos, vamos virar commodites, advertiu. E acrescentou: "A tecnologia é suporte para inovação. Esta por sua vez, não é fim, e sim meio.

    Encontro ALI

    A palestra de Silvio Meira encerrou as atividades do 2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que acontece desde terça-feira (13) e teve seu encerramento na tarde desta sexta (15) em Porto de Galinhas em Pernambuco.

    Ao finalizar o encontro, o diretor superintendente do Sebrae em Pernambuco, Roberto Castelo Branco, agradeceu pelo estado ter sido escolhido para sediar o evento e ressaltou: O Sebrae está construindo um dos programas mais sérios de inovação que o país precisa. Já o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, afirmou que daqui a um ano, não serão 432 ALI, e sim, mil Agentes Locais de Inovação, Santos propôs:" No próximo ano, o encontro se chamará Encontro da Rede dos Agentes Locais de Inovação do Brasil.

    Serviço

    Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 9977-9529

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebrae

    www.facebook.com/sebrae

    2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI)

    De 13 a 15 de julho Porto de Galinhas/PE

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações136
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inovar-exige-mudanca-de-comportamento-afirma-cientista/2776683

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)