Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Varejo espera faturar mais no Dia dos Namorados

    há 13 anos

    Tweet São Paulo - Na esteira do Dia das Mães, quando as vendas do comércio um aumento de 12,4% nas vendas, o Dia dos Namorados também promete bater recorde de negócios. O otimismo entre os empresários é maior dos últimos cinco anos.

    Segundo pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados, 2011, 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento.

    Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez. Já para 30% dos empresários esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda. Para o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, a cada ano, o Dia dos Namorados vai assumindo maior representatividade para o varejo e está cada vez mais próximo do Dia das Crianças, que é a 3ª melhor data.

    Os pequenos negócios são os menos otimistas. Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.

    A grande empresa tem um sortimento maior de produtos. Além disso, condições melhores de financiamento ao consumidor. No cenário econômico atual, onde temos crédito caro e consumidor endividado, a pequena empresa, que é dependente de capital de terceiros, não consegue repassar os juros e, por isso, tem menos fôlego de financiamento, diz o economista.

    É exatamente isso que mostra a pesquisa. Neste Dia dos Namorados, 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente. No que diz respeito ao valor do presente, a maior parte dos consumidores (66%) deverá gastar até R$ 100. Chama a atenção, na comparação com o Dia dos Namorados 2010, que os presentes que serão mais ofertados este ano têm uma ampla possibilidade de preços, tais como roupas, sapatos e acessórios; perfumaria e cosméticos e chocolates e doces.

    A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.

    Dicas

    A Serasa Experian lançou recentemente o programa Sonhos Reais em que dá dicas para que os consumidores tentem saldar suas dívidas. Segundo Almeida, a inadimplência do consumidor impacta principalmente as pequenas empresas. O grande problema da inadimplência para as MPE é que elas não se autofinanciam e não têm condições de obter longos prazos de financiamento com fornecedores e bancos. Com isso, sem receber do cliente fica difícil manter o negócio.

    Entre as dicas da Serasa para o consumidor está a organização das contas. Muitos consumidores não sabem quanto e onde devem. É preciso separar todas as dívidas. O próximo passo é a renegociação com a empresa. Quando compram de pequenos negócios, a renegociação é mais fácil.

    Serviço

    Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 9977-9529

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebrae

    www.facebook.com/sebrae

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/varejo-espera-faturar-mais-no-dia-dos-namorados/2726224

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)