Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turismo rural no Brasil cresce à taxa de 30% ao ano

    há 13 anos

    Brasília Com crescimento de aproximadamente 30% ao ano, o turismo rural é uma das atividades econômicas que mais se desenvolve no País. No ranking mundial, o Brasil ocupa a quarta posição no segmento, perdendo apenas para Espanha, Portugal e Argentina. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o crescimento internacional do setor é de 6% ao ano e pelo menos 3% dos turistas do mundo direcionam suas viagens para destinos rurais.

    Os dados são da pesquisa Panorama Empresarial de Turismo Rural 2010, realizada em outubro pelo Sebrae em parceria com a PRB Consultores Associados e o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural Idestur com o objetivo de conhecer o empreendedor e o universo desta atividade no ano de 2010.

    Segundo o levantamento, São Paulo é o maior destino de turismo rural no Brasil, com 122 municípios que possuem produtos rurais em crescimento extraordinário nos últimos anos. No entanto, a pesquisa mostra que novos destinos vêm se destacando pelo empreendedorismo, como Rio Grande do Norte e Piauí. É uma tendência mundial. O turista não quer mais ser apenas um mero expectador de sua viagem, mas sim um protagonista, que efetivamente vivencia experiências únicas, afirma Valéria Barros, analista da de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae.

    Atividade potencial

    A pesquisa mostra, ainda, que a atividade turística pode ser uma excelente oportunidade para as pequenas propriedades rurais brasileiras, que podem agregar valores socioeconômicos e culturais com uma boa visão empreendedora. Pelo levantamento, o turismo rural e as atividades agroprodutivas convivem em perfeita harmonia, conforme 88% dos entrevistados. Segundo os empresários, o turismo rural já é reconhecido como uma atividade comprometida com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural da comunidade.

    Em relação aos principais órgãos e entidades de apoio, os empresários afirmaram receber apoio de várias entidades governamentais e não-governamentais no decorrer do desenvolvimento do turismo rural. Para 32% dos entrevistados, o Sebrae foi a instituição mais lembrada, com envolvimento e engajamento no processo de profissionalização e desenvolvimento dos negócios.

    O aspecto positivo da atividade mais citado foi a identidade do turismo rural como instrumento de reforço da riqueza e da diversidade da beleza do meio rural e da cultura local. Já os negativos mais destacados expõem as principais dificuldades de uma atividade relativamente nova, demonstrando de modo geral a importância do planejamento, da gestão dos empreendimentos e da ação integrada entre a iniciativa pública e privada, buscando o aprimoramento e a profissionalização do turismo rural.

    Este levantamento oferece ao empresário do setor informações fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio, especialmente em relação à promoção do empreendimento e à comercialização, diz Valéria Barros, do Sebrae.

    Outra tendência observada na pesquisa é o surgimento de novas agências receptivas, de operadoras e de associações empresariais de classe como representantes de negócios do setor. O estudo mostra que o envolvimento de instituições públicas e privadas e de comunidades locais, a disposição da classe empresarial na consolidação dos negócios em prol do desenvolvimento do turismo rural de forma sustentável e o aumento da demanda pela atividade, vislumbram o surgimento, em menos de dez anos, de uma nova realidade no País, a do Brasil do turismo rural, avalia Valéria.

    Com abrangência em 18 estados da Federação, a pesquisa foi realizada com 60 empresários da cadeia produtiva nacional do setor que participaram de rodadas de negócios realizadas durante a Feira Nacional de Turismo Rural Feiratur, em 2009 e em 2010.

    Serviço:

    Agência Sebrae de Notícias - (61) 3243-7851, 3243-7852, 8118-9821 e 9977-9529

    Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1597
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turismo-rural-no-brasil-cresce-a-taxa-de-30-ao-ano/2502800

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)