Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Visitantes da Feira do Mel podem conhecer Cidade das Abelhas

    há 14 anos

    Cuiabá - Cerca de 2,5 mil pessoas de todos os estados brasileiros participam do 8º Congresso Brasileiro de Apicultura e do 4º Congresso de Meliponicultura, que acontecem em Cuiabá (MT), no Centro de Eventos do Pantanal, até sábado (22). Em paralelo, é realizada a Feira do Mel, com 70 estandes, mostrando uma diversidade de produtos, serviços e lazer em que o mel é o principal ingrediente, como matéria-prima ou inspiração. Desta quinta-feira (20) até sábado, o horário de funcionamento da feira é de 10h às 22h, sempre com entrada gratuita para o público.

    Umas das novidades dos eventos está na Cidade das Abelhas, localizada na área externa do Centro de Eventos do Pantanal, onde podem ser conhecidas todas as etapas de produção do mel, da extração ao consumo. Segundo a diretora do Sebrae em Mato Grosso, Eneida de Oliveira, a Cidade das Abelhas é aberta ao público e as visitas poderão ser feitas, durante todo o evento.

    Museu das Abelhas

    A Cidade das Abelhas, montada em uma área de 10 mil metros quadrados (1 hectare), é formada por cinco compartimentos (apiário/meliponário, Museu das Abelhas, Empório do Mel, Marcenaria e Casa do Mel).

    No apiário, as caixas onde as abelhas depositam o néctar absorvido das plantas para ser transformado em mel estavam vazias, sem enxames. No entanto, como estão dispostas junto a uma pequena plantação de girassol, as abelhas (sem ferrão ou melíponas) foram surgindo espontaneamente, atraídas pelo próprio girassol.

    No Museu das Abelhas, o visitante conhece equipamentos utilizados no dia a dia da atividade como vestimenta, fumigador, centrífuga e garfo para perfurar e extrair o mel do favo. No Empório do Mel, são expostos produtos apícolas como o próprio mel, o pólen, a geléia real, a cera e o própolis, enquanto a Casa do Mel vai mostrar como é feita a extração e o envase do produto.

    Na Marcenaria são expostas as caixas utilizadas na produção do mel e ministradas duas oficinas (na quinta-feira e sexta-feira) para ensinar como são confeccionadas estas caixas. A primeira turma, composta por apicultores de Campo Verde (MT), já está formada. A madeira utilizada na confecção das caixas vem de reflorestamento.

    Serviço:

    Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae/MT

    (65) 3648-1261 e 3648-1262

    Contatos:

    Tharley Teixeira (65) 9218-0678

    tharley.teixeira@mt.sebrae.com.br

    Rita Comini / MTB 267 MT - (65) 9932-1890

    rita.comini@mt.sebrae.com.br

    Jonas da Silva / MTB 812 MT (65) 9602-1658

    jonascba@uol.com.br-

    Jairo Pitolé SantAna (65) 9982-9392

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/visitantes-da-feira-do-mel-podem-conhecer-cidade-das-abelhas/2197035

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)