Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decreto do governo federal prioriza micro e pequenas empresas de TI nas licitações

    há 14 anos

    Brasília - O decreto 7174, publicado no último dia 12 no Diário Oficial da União, regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União. As micro e pequenas empresas de Tecnologia da Informação (TI) terão prioridade nas licitações públicas, segundo o decreto.

    O setor de Tecnologia da Informação (TI) recebeu a notícia com satisfação e alívio. Esse decreto veio em boa hora. Nos últimos dois anos, o governo decidiu desenvolver tecnologia dentro dos órgãos estatais de informática e isso estava prejudicando o setor, afirma Túlio Iannini, vice-presidente de comunicações da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).

    A redução do número de contratações de serviços de TI da iniciativa privada é uma das grandes preocupações do setor, no momento. Tanto assim, que no final de junho, em Brasília, a Assespro vai realizar o Fórum Aspectos Legais da Participação do Poder Público na Atividade Econômica da Tecnologia da Informacao, em Brasília, adianta Iannini. A Frente Nacional das Entidades Empresariais de Softwares e Serviços de TI (FNTI), composta pela Assespro, Abes, Fenainfo, Softex e Sucesu, estão juntas e coesas no enfrentamento da situação, diz ele.

    A grande maioria das empresas do nosso setor é de micro e pequenas empresas. Esse decreto vem animar a corrente do governo, que é a favor da terceirização dos serviços de TI pela iniciativa privada, ressalta. Recentemente, uma empresa paranaense, fornecedora há anos do governo federal, perdeu um contrato de R$ 67 milhões. Ela está abalada. Para atender um órgão federal é necessário fazer investimentos na linha de produção, no desenvolvimento de tecnologia e na obtenção de certificações, explica Iannini. A capacidade de gerar empregos ficou comprometida, salienta.

    Para o dirigente da Assespro, a atividade de desenvolver soluções tecnológicas deve ser feita por empresas do mercado e não por órgãos estatais de informática. Sabemos que eles não andam na mesma velocidade das empresas privadas. O mecanismo público funciona de forma diferente, justifica. É mais compensador terceirizar os serviços de TI do que tentar desenvolvê-los internamente nos órgãos federais, enfatiza Iannini.

    Serviço:

    Agência Sebrae de Notícias (61) 2107-9110

    www.agenciasebrae.com.br

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decreto-do-governo-federal-prioriza-micro-e-pequenas-empresas-de-ti-nas-licitacoes/2188768

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)