Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil deve ganhar 5 mil novos pontos de negócios em 2010

    há 14 anos

    São Paulo - O setor de franquias é um dos que mais cresce no país. Nos últimos três anos, segundo a Associação Brasileira de Franchising, cresceu cerca de 50%. Para 2010, a expectativa é de um aumento de 15% no faturamento, passando de R$ 63 bilhões para R$ 72,5 bilhões. A ABF ainda não fechou os números de 2009, mas espera que o crescimento tenha sido por volta de 14,5% em relação a 2008.

    O setor ainda tem muito a crescer. O faturamento equivale a apenas 2% do PIB brasileiro, muito pequeno ainda se comparado ao mercado americano, onde corresponde a 20% do PIB. Atualmente, operam no Brasil 1.379 redes de franquia. A previsão é fechar 2009 com 1.460. Já em 2010, espera-se que o número de redes aumente para aproximadamente 1.540. A maioria é de pequenas redes que oferecem produtos e serviços para pessoas que querem montar um pequeno negócio.

    Na onda deste crescimento está o empresário Marcio Rangel, ex-bancário que aproveitou um plano de demissão voluntária para abrir o próprio negócio. Hoje, sete anos depois, é franqueado máster da rede Empada Brasil em São Paulo.

    Com duas lojas de rua muito bem localizadas, uma na rua Augusta e outra na Pamplona, ele diz não se arrepender da troca. Comecei em 2003 e não me arrependo. O meu sucesso trouxe para este negócio três amigos do banco. Hoje administro o meu tempo, tenho ganhos pessoais e financeiros. Não há o que reclamar.

    O grande diferencial da Empada Brasil de outros tipos de franquia está no formato deste tipo de empresa de alimentação. O franqueado não compra absolutamente nada do franqueador. Após treinamento adequado, a franquia precisa produzir as suas próprias empadas. Além disso, não há engessamento do negócio, que pode comercializar outros tipos de salgados, saladas e sanduíches.

    Quando montei o negócio, vendíamos apenas empadas, café, água e refrigerante. E vendíamos muito, mas o efeito novidade foi passando e a concorrência foi aumentando. Percebemos que era preciso inovar. Colocar outras coisas, chamar a atenção do público, diz.

    Foi assim que surgiu a empada integral, as saladas para acompanhamento, os sanduíches. Segundo Rangel, a rede vende em São Paulo por mês cerca de 225 mil empadas. Sabemos que 40% das pessoas na cidade não gostam de empada ou porque desconhecem ou porque não gostam do saber. Para eles, precisamos oferecer algo diferente, recomenda. Ele acredita que o consumo deva aumentar à medida em que as pessoas percebam que, apesar de ser um salgado, não é frito.

    Pequenas outras inovações também estão na agenda de Marcio Rangel para 2010. No final do ano ele lançou o empadatone, uma empada doce com recheio de passas e frutas cristalizadas. Foi um sucesso. Para a Páscoa, ele pensa em algo com a tradicional empada de chocolate. Já estamos desenvolvendo também receitas para chegar à empada com 0% de gordura trans.

    Serviço

    Marcio Rangel (11) 3225-9337

    Agência Sebrae de Notícias (61) 3348-7494

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-deve-ganhar-5-mil-novos-pontos-de-negocios-em-2010/2074198

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)