Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tempero familiar sustenta negócio de família em Goiás

    Empreendedora transforma mistura de sucesso criada pelo avô em negócio rentável

    há 10 anos

    Goiânia - Receita de tempero criado por José Batista Guimarães, de 87 anos, mais conhecido como Vovô Zeca, virou investimento para a família. A neta Susana Régia Guimarães Bessa, de 36 anos, aproveitou a receita para vencer dificuldades. Ela juntou sal, alho, cebola, pimenta e noz moscada para empreender, acreditando na qualidade do Tempero do Zeca, bastante popular em Mineiros (GO), município a 433 km da capital.

    Susana conta que o avô comprava 60 kg de sal para produzir o tempero, tudo manualmente: o descasque e cortes do alho e cebola, a mistura, preparo e embalagem. Logo, Zeca parecia não ter mais tanta força física para a atividade. No entanto, já tinha uma clientela formada, principalmente em uma frutaria em Mineiros, que revendia o produto. Meu avô abriu mercado para nossa família eternizar o sabor de seu tempero. Muita gente me perguntava onde encontrar o tempero, pois não tinha mais na prateleira.

    Estava ali, na mesa de sua casa, a receita para transformar a mistura de sucesso do avô em uma oportunidade de negócio. Desde 2010, quando Susana se formalizou como microempreendedora individual, ela produz o Tempero do Zeca. Mudamos apenas a quantidade, já que a clientela expandiu para donas de casa, restaurantes e mercados.

    Atualmente, Susana fabrica 700 kg da receita por mês, vendidos a R$ 7 o quilo. A renda bruta mensal, de aproximadamente R$ 5 mil, é reinvestida no negócio. Em local anexo à casa da mãe, onde mora, ela produz temperos em estrutura adaptada, com descascadora e moedora (alho), freezer e balança digital. As instalações facilitaram muito, mas precisava melhorar processos.

    As ações do programa Negócio a Negócio, desenvolvido pelo Sebrae em Goiás, começaram a auxiliar a produção do Tempero do Zeca. Depois que uma agente de orientação do programa fez um diagnóstico das necessidades do empreendimento, Susana decidiu investir na produtividade, nova embalagem e melhorar o layout do produto.

    Antes embalado em um saquinho plástico, o tempero passou para um baldinho plástico, com lacre, além de nova etiqueta. Isso estimulou as vendas e os pedidos aumentaram em 50%, lembra. Além disso, a própria formalização ajudou. Sem registro, os mercados não podiam comprar nossa fabricação. Susana se prepara atender À demanda crescente, garantindo condições para fabricar mil kg de tempero por mês. Com as orientações do programa do Sebrae, consegui otimizar horários, facilitar embalagem e valorizar a imagem do produto.

    Serviço:

    Informações à Imprensa:

    Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

    Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

    Tempero do Zeca

    Local: Mineiros (GO)

    Programa Negócio a Negócio

    Regional Sudoeste do Sebrae Goiás: (64) 3606-1800

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações129
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tempero-familiar-sustenta-negocio-de-familia-em-goias/112347069

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)