Número de academias aumenta 133% em cinco anos
Busca por vida mais saudável e corpo definido faz com a atividade seja uma das mais pesquisadas no Sebrae
Brasília - A busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiro boom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.
Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos Congelados 1.637 acessos.
Dicas para montar uma academia:
- Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços.
- Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável. Contratar profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento.
- Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções.
- A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.
- É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e práticas.
- Distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público.
- Oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres.
- Inscrever a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios).
- Avaliar a oportunidade de instalar no local loja de roupas e artigos de ginástica, salão de beleza, loja de suplementos, lanchonete, etc.
- Avaliar constantemente o benefício de terceirizar serviços (médicos, informática, limpeza) para melhorar a lucratividade.
- Investir com frequência em marketing.
- Contratar bons profissionais.
- Trabalhar com especialistas.
- Manter uma programação diversificada para todas as idades.
- Renovar a programação pelo menos a cada três meses.
- Supervisionar adequadamente o trabalho dos professores para assegurar a atenção a todos os alunos democraticamente, evitando a formação das chamadas "panelinhas".
- Formar um grupo de alunos antes mesmo da inauguração.
- Firmar convênios com escolas, condomínios e empresas, oferecendo demonstração de aulas.
- Manter trabalhos voltados para o público de terceira idade.
- Definir uma boa estratégia de preços para conquistar market share sobre os competidores mais caros, observando que qualquer pressão desses concorrentes para baixar os preços pode forçar você a baixar os seus também.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
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