Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Excelência em gestão dá destaque para empresas em Londrina

Workshop mostrou para donos de pequenos negócios os critérios adotados no Modelo de Excelência em Gestão que aumentam a competitividade

há 10 anos

Curitiba - Planejar cada passo para o crescimento da empresa, adotar procedimentos padrões para economizar tempo e dinheiro, motivar os colaboradores e investir em práticas sustentáveis são algumas das ferramentas recomendadas para os empresários que desejam implantar a cultura da qualidade em seus negócios. O tema, que ganha cada vez mais espaço no ambiente corporativo, foi debatido durante o Workshop Modelo de Excelência em Gestão (MEG), nessa quarta-feira (4), em Londrina (PR).

O evento, promovido pelo Sebrae no Paraná, teve como objetivo disseminar entre os empreendedores a importância da gestão de qualidade para buscar melhorias contínuas, expandir os negócios e aumentar o faturamento. Na ocasião, foram apresentados os critérios utilizados pela da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para avaliar o nível da qualidade na gestão empresarial, além de cases de empresas vencedoras das etapas nacional e estadual do Prêmio MPE Brasil, um reconhecimento às organizações que investem em gestão de qualidade.

De acordo com Heverson Feliciano, gerente regional do Sebrae no norte paranaense, o workshop foi idealizado para compartilhar as experiências das empresas que são referência na gestão de qualidade. O que temos percebido, por meio dos atendimentos feitos nos projetos do Sebrae no Paraná, é que as empresas que utilizam o MEG tornam-se mais competitivas, afirma. Ele acrescenta que o workshop foi realizado estrategicamente em dezembro para estimular as empresas a incluírem os critérios da gestão de qualidade no planejamento anual de 2014.

O consultor do Sebrae no Paraná, Ricardo Magno, ressalta que, nesse primeiro workshop, a intenção foi chamar a atenção dos empreendedores sobre a importância da excelência na gestão. No próximo ano, nossa intenção é promover seminários específicos, para trazer mais conhecimento sobre as várias áreas da gestão, como recursos humanos, financeiros, operação, marketing e comunicação, produção e qualidade, diz Magno.

O professor de pós-graduação e consultor empresarial Luiz Roberto Araújo ministrou a palestra-magna Os Resultados Através da Excelência em Gestão. Segundo ele, o MEG foi idealizado pela FNQ para implementar uma metodologia de autoavaliação. A ideia é dar uma nota de zero a dez para cada um dos oito critérios do MEG a fim de verificar qual é o estágio de determinada empresa em cada uma das áreas da gestão, explica.

Os oito critérios do MEG são liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Todos esses critérios devem estar amarrados. Na maioria das empresas, falta um método para implantar os critérios, observa Luiz Roberto Araújo. O quesito liderança deve trabalhar o desenvolvimento e envolvimento dos colaboradores. No critério estratégias e planos, a recomendação é adotar indicadores de desempenho, mês a mês. Minha empresa é produtiva ou não? Em relação a quem?, ensina o professor.

MPE Brasil

Os empresários Marcelo Gimenez, da Bios Mais Tecnologia, e Rodrigo Martins de Souza, da Oniria, empresas ganhadoras da etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresa - MPE Brasil, circuito 2012, além dos empresários Jackson Alexandre da Silva, da Forlogic Softwares, e Ronise de Castro, do Varanda Bar e Restaurante, que conquistaram a etapa estadual do MPE Brasil 2013, falaram sobre os impactos da adoção do MEG nos negócios. As duas últimas empresas vão concorrer à etapa nacional da premiação em abril de 2014, em Brasília.

Serviço:

Informações para a imprensa:

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte: Giovana Chiquim

(43) 9135-3040/(43) 3344-3403 jornalismolondrina@savannah.com.br

Coordenação: Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 | 9602 7541

Leandro Donatti Jornalista do Sebrae/PR (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores219
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/excelencia-em-gestao-da-destaque-para-empresas-em-londrina/112192117

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)