Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paraná comemora geração de empregos nos pequenos negócios

    Estudo mostra que 92% dos postos de trabalho criados em agosto no estado foram em pequenos negócios

    há 11 anos

    Curitiba - Uma boa notícia para os paranaenses às vésperas do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado neste sábado (5) em todo o país. O Paraná ficou em segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos em pequenos negócios. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) analisados pelo Sebrae Nacional mostram que de um total de 12.259 mil novos postos de trabalho no estado, 92%, ou seja 11.307, foram criados por empreendimentos de micro e pequeno porte.

    O estudo aponta ainda o setor de Serviços como líder das contratações no estado, com saldo líquido de 3.789 postos de trabalho, o que significa 33% do total de empregos gerados pelos pequenos negócios. Em segundo lugar, aparece o Comércio, com 3.598 vagas, seguido pela Indústria de Transformação, com 2.595 mil, e pela Construção Civil, responsável por 1.102 postos de trabalho. É possível notar também que houve incremento de 17% na geração de empregos por meio das micro e pequenas empresas instaladas no Paraná na comparação entre agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, quando foram abertos 9.620 postos de trabalho.

    O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa foi foi instituído simbolicamente em comemoração ao início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em 5 de outubro de 1999. Desde 2006, vigora no país uma nova legislação, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

    Os empregos gerados pelos pequenos negócios em agosto e em todos os meses do ano mostram a força do empreendedorismo, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Roberto Tioqueta. Para ele, as micro e pequenas empresas têm papel estratégico no desenvolvimento econômico e social dos municípios, estados e do país. Os pequenos negócios são um dos segmentos que mais movimentam a economia. Respondem em média por 60% to total de empregos com carteira assinada, geram renda e dão dinamismo às cidades. O empreendedorismo também está fortemente presente no campo, com agroindústrias cada vez mais profissionalizadas", complementa Tioqueta.

    A empresa MD Foods, instalada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foi um dos negócios paranaenses que ajudou a incrementar os números da geração de empregos nas micros e pequenas empresas ao longo de 2013. Somente neste ano, conforme conta a empresária Eclair Medeiros, foram abertos quatro novos postos de trabalho e a expectativa para 2014 é de abrir novas oportunidades.

    A produção da MD Foods atende às redes supermercadistas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Queremos expandir nossa atuação para São Paulo. Não descartamos a possibilidade de contratar mais funcionários no próximo ano, bem como adquirir novos equipamentos, projeta Eclair, que formalizou a empresa há três anos, de olho na possibilidade de explorar um novo nicho.

    Brasil

    No âmbito nacional, os pequenos negócios garantiram em agosto saldo positivo de criação de emprego em todo o país. Eles foram responsáveis por praticamente 100% dos postos de trabalho criados. Ao contrário das médias e grandes empresas, que cortaram 2,4 mil vagas no mês, os pequenos negócios geraram 127,4 mil empregos, um aumento expressivo de 128% sobre o volume registrado em julho deste ano. Em relação a agosto de 2012, o aumento superou 31%.

    Com esses resultados, a expectativa é de que os empreendimentos de pequeno porte fechem este ano com um impacto na geração de empregos bem superior às médias das grandes empresas. Isso porque, desde novembro de 2012, os pequenos negócios estão à frente da geração de empregos formais em todo o país.

    Serviço:

    Informações para a imprensa:

    Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR

    Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Centro: Patrícia Biazetto

    (42) 8869-4255 jornalismopontagrossa@savannah.com.br

    Leandro Donatti Jornalista do Sebrae/PR (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parana-comemora-geracao-de-empregos-nos-pequenos-negocios/100702839

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)