Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Consultoria ajuda empresária a se manter no mercado

Visita de um Agente de Orientação Empresarial coloca empreendimento de volta ao mercado

há 11 anos

Palmas - A taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas tem apresentado resultados promissores. É o que mostra o estudo Sobrevivência das Empresas, do Sebrae. O estudo aponta que a cada cem empresas criadas no Brasil, 76 permanecem em atividade após os primeiros dois anos de existência. Mesmo os números sendo positivos, muitos empresários ainda têm dificuldade em lidar com os contratempos do dia a dia, necessitando de orientação empresarial para estabilizar o seu negócio.

A fim de reverter esse quadro, o programa Negócio a Negócio, do Sebrae, fornece apoio aos pequenos negócios. Um exemplo é a JRS de M - Distribuidora de Cimento, situada em Almas, região sudeste do Tocantins. A proprietária Josefa Pereira de Macedo conta que no primeiro ano passou maus momentos. Abrimos a empresa no começo de 2012. Devido a uma crise, tivemos que fechar as portas. Em 2013, reabrimos e, até o mês de abril, ainda passávamos por problemas e quase entramos em outra crise, relata.

A situação começou a mudar quando a empresária recebeu a visita de uma Agente de Orientação. Após as consultorias e orientações do Sebrae, superamos as dificuldades e a empresa agora está mais estável. Nossas vendas melhoraram em 60%. Hoje, estamos vendendo até 90 sacos de cimentos por dia, ressalta Josefa.

Além de melhorar o faturamento mensal, o estabelecimento ampliou contatos e firmou parcerias. Vendemos ferros e cimentos, fizemos parceria para fornecermos treliças e colunas e temos promoções de cimentos. Iniciamos a rotina de visitas às construções com distribuição de cartão de visita, o que facilita bastante, já que ligam direto em nosso telefone para fazermos a entrega dos materiais, comemora a empreendedora.

O gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae em Tocantins, José Carlos Bessa, conta que o grande diferencial do Negócio a Negócio é que o empresário recebe a visita do agente na sua própria empresa. Esse contato é importante, pois o proprietário fica mais a vontade para receber as informações e orientações empresariais que podem melhorar a gestão, tornando-a sustentável e competitiva.

O programa funciona da sequinte forma: um Agente de Orientação Empresarial, capacitado pelo Negócio a Negócio, realiza visitas na empresa e aplica um diagnóstico de gestão básica, que abrange questões de mercado, finanças e operação do negócio. Em seguida, sugere soluções para a melhoria do negócio.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias do Tocantins ASN/TO

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.to.agenciasebrae.com.br

www.to.sebrae.com.br

www.sebraenews.com.br

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores218
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consultoria-ajuda-empresaria-a-se-manter-no-mercado/100664112

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)