Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Propriedades rurais se transformam em complexos de lazer

    Empreendimentos na Paraíba são destaque na 4° Seminário Nordeste de Turismo Rural, a partir desta quarta-feira (28)

    há 11 anos

    João Pessoa - Comida caseira, ar puro e sossego: a combinação perfeita para um dia de descanso ao lado da família e amigos. No interior da Paraíba, propriedades rurais se transformam em complexos de lazer, com restaurantes, pescaria, trilhas ecológicas e um farto cardápio da culinária regional nordestina. Empreendimentos desse tipo serão um dos assuntos debatidos no 4º Seminário Nordeste de Turismo Rural, que acontecerá nesta quinta (29) e sexta-feira (30) durante a 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), em Campina Grande.

    A Casa de Cumpade, no distrito de Galante, em Campina Grande, é um dos mais famosos do estado. Em agosto de 2007, o cumpade João Barreto, proprietário do lugar, juntou a paixão pela gastronomia e tradições culturais do Nordeste para criar um complexo turístico na Fazenda Olho D'Água, até então improdutiva. Nos finais de semana e feriados, o lugar fica lotado.

    O cardápio é farto. Só no café da manhã, são mais de 70 opções. No almoço, são servidos todos os pratos de uma cozinha regional: galinha de capoeira, bode, buchada, tripa assada, carneiro, arroz de festa e de leite, xerém, mugunzá, tapioca, cuscuz , queijo assado. Sem falar nas iguarias exclusivas da casa, criadas por João. A mais conhecida é o porco de engenho, medalhão de porco imerso em vinho e temperado com ervas regionais, servido com abacaxi, mel de engenho e champignon.

    Enquanto saboreiam essas delícias, os clientes ouvem o bom e tradicional forró pé de serra. O lugar oferece diversas opções de lazer, que incluem trilhas ecológicas, tirolesa, redário, brinquedoteca, piscina, banho de bica, pescaria, além de passeios de charrete, cavalos, pôneis e carro de boi. O restaurante foi o Caso de Sucesso da Ruraltur no ano passado.

    Para João, empreendimentos desse tipo são importantes para a sobrevivência das comunidades rurais. Vivemos em uma região que possui um clima instável. Nunca sabemos quando teremos fartura. Quando investimos em negócios dessa natureza, temos a oportunidade de agregar valor aos nossos produtos, além de gerar emprego e renda para os moradores locais. A maioria dos ingredientes utilizados no preparo das comidas do restaurante é produzida na própria fazenda, que também vende parte da produção, como leite, carnes e ovos.

    Fogão à lenha

    Outro restaurante muito conhecido na região do Agreste é o Rancho do Caju, em Puxinanã, a 18 km de Campina Grande. Nos domingos e feriados, oferece café da manhã preparado em fogão à lenha e servido em panelas de barro. Nos finais de semana e feriados, serve um típico almoço regional. Com capacidade para 300 pessoas, possui estacionamento, parque para crianças, jogos, além de oferecer trilha e passeio de charrete. Gosto do sabor da comida, feita de forma artesanal, e da variedade de doces, que adoro. O ambiente rústico e tranquilo é perfeito para sair da rotina estressante que levamos durante a semana, comenta a jornalista Fabrícia Marinho, frequentadora assídua de restaurantes rurais.

    Uma das vantagens dos restaurantes rurais é a tranquilidade. Enquanto os pais almoçam e ouvem uma boa música, as crianças brincam livres no terreiro. É o lugar ideal pra reunir a família porque tem opção pra todo mundo. Pelo menos uma vez por mês, escolhemos um dos restaurantes próximos à Campina e vamos curtir um dia sem preocupações, afirma a administradora Sílvia Pompeu.

    Ruraltur

    A abertura oficial da Ruraltur será às 19h desta quarta-feira (28). Até a sexta-feira (30), cerca de 80 expositores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe e Maranhão vão expor os seus produtos e serviços em 40 estandes. Também haverá apresentações artísticas, oficinas e exposição de artesanato paraibano.

    Algumas das principais operadoras de turismo do país já confirmaram presença na Rodada de Negócios, que acontecerá na quinta-feira (30), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Esse é um dos momentos mais importantes do evento já que reúne empresários com interesses afins, que sentam-se à mesa para negociar.

    A feira é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do governo do estado, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep). Todas as informações do evento estão no site http://ruraltur.sebraepb.com.br/.

    Serviço:

    Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218

    www.pb.agenciasebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/propriedades-rurais-se-transformam-em-complexos-de-lazer/100662405

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)