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26 de Abril de 2024
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    Desafio Universitário leva empreendedorismo a estudantes

    Nova solução do Sebrae busca desenvolver as competências empreendedoras nos estudantes

    há 11 anos

    Brasília - Estudo inédito realizado pelo Sebrae aponta que em 2011 cerca de 700 mil jovens com graduação universitária eram donos de seu próprio negócio. Esse número é quase o dobro do registrado em 2001, quando apenas 370 mil jovens com até 34 anos e Ensino Superior estavam à frente de um negócio. Atento a essa realidade, a partir desta quinta-feira (15) o Sebrae vai disponibilizar a todos os universitários brasileiros uma ferramenta que integra as diferentes soluções da instituição para desenvolver as capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho.

    São jogos gratuitos na internet, cursos muitos deles sem custos , disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. O número de jovens brasileiros com curso superior que optam por criar sua própria empresa evidencia a importância, cada vez maior, de incorporar o ensino empreendedor à formação dos brasileiros. Um médico, dentista, advogado ou arquiteto, por exemplo, sai da faculdade e monta seu próprio consultório ou escritório, mas não tem nenhuma noção de administração. Se aprender sobre gestão, as chances de sucesso serão maiores, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

    Estruturado em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

    Com os jogos, é possível acumular 1 milhão de pontos cada jogo contribui com até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida via internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

    Os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae tem um limite de até dez cursos em um ano e também podem somar até 100 mil pontos. As atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

    O Desafio Universitário Empreendedor é uma evolução do ensino do empreendedorismo a jovens estudantes, uma vez que integra em uma única ferramenta conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo, ressalta Barretto.

    Prêmios

    Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

    Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

    Inicialmente, o Desafio Universitário Empreendedor entrará no ar em uma versão Beta, que está sendo testada e aprimorada e recebendo sugestões e críticas dos participantes. A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. Na nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem on line dos alunos. Para aqueles que não têm internet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e interagir na plataforma.

    Concurso

    Estão disponíveis on line dez jogos: Escritório Topia, Vila do Empreendedor, Tapioca Manager, O Chefe, Vendendo seu Peixe, Minha Boutique, Fazendinha de Negócios, Meu Primeiro Milhão, Hora de Liderar e Negócio Quente. Os games foram selecionados por meio de concurso promovido este ano pelo Sebrae para escolher aplicativos com temas de gestão empresarial para o público universitário.

    A competição não se ateve a game designers profissionais. Puderam participar também designers amadores, empresas de desenvolvimento de jogos, estudantes, professores ou até mesmo quem não entendia tanto do assunto, mas ainda assim conseguiu apresentar um bom aplicativo. Foi o caso do carioca Lucas Ribeiro Rodrigues, de 22 anos, que está se formando em Design. Ele participou da competição com os parceiros Peter Furtado Dam e Pedro Boechat de Almeida Germano. Juntos, os três desenvolveram o jogo Escritório Topia, que ensina como administrar uma empresa que tem uma carteira diversificada de clientes com um simulador de escritório de serviços, que pode reunir diferentes profissionais, cada um com uma demanda própria.

    O escritório pode atender a um designer e, ao lado, ter outro profissional que cuida de um cliente que tenha um perfil de negócios completamente diferente. Para administrar isso é preciso ser cuidadoso com o perfil do contratado e os prazos de atendimento. E, ao permitir a proximidade entre profissionais com formações tão distintas, esse modelo permite a troca de experiência, explica Lucas. A ideia é que, a cada ano, o site conte com mais jogos, sempre por meio de seleção aberta a pessoas que queiram pensar em como desafiar os universitários a desenvolver características empreendedoras.

    Os jovens interessados em participar do Desafio Universitário Empreendedor podem se inscrever em qualquer período do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br

    Depoimentos

    Estudantes que estiveram na última edição da Campus Party em Recife fizeram o teste da versão closed beta do Desafio Universitário Empreendedor. Confira o que disseram esses alunos:

    Cesar Porto: Tenho certeza de que, ao me aprofundar mais, vou encontrar muito conteúdo concreto, próprio das atividades do Sebrae.

    Alexandre Souza: Gosto muito das ações do Sebrae para universitários e esse jogo ajuda muito com o empreendedorismo. Sempre lancem plataformas interativas como essa!

    Itacira Cunha: Adorei os jogos. As propostas são interessantes e estimulam, cada um ao seu modo, diversos pontos necessários para quem sonha em empreender.

    Mais informações:

    Assessoria de Imprensa Sebrae

    (61) 2107-9300

    (61) 2104-2770/2769/2766

    (61) 3243-7851

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desafio-universitario-leva-empreendedorismo-a-estudantes/100649112

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