Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artesã do Vale do Jequitinhonha expõe peças em Nova York

    Maria José Gomes da Silva é uma das 12 integrantes da delegação brasileira que participa de mostra nos Estados Unidos

    há 11 anos

    Belo Horizonte - Da pequena comunidade de Coqueiro Campo, no Vale do Jequitinhonha (MG), uma artesã arruma as malas para expor sua arte em argila na Exposição Mulher Artesã Brasileira, nos Estados Unidos. Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a mostra será realizada em setembro na cidade de Nova York.

    Coqueiro Campo é um vilarejo igualzinho a dezenas de outros vizinhos, que sofrem com escassez de chuvas, poucas oportunidades de trabalho e, em consequência, êxodo de trabalhadores. Na época da seca, os homens partem para as plantações de cana-de-açúcar em São Paulo, deixando as famílias aos cuidados das mulheres, as viúvas das secas, que assumem a tarefa de sustentar a casa.

    Mas é pela produção de artesanato em cerâmica que a comunidade mineira se destaca. Em especial o trabalho da artesã Maria José Gomes da Silva, mais conhecida como Zezinha, que desde os 15 anos produz peças de cerâmica nos intervalos entre as tarefas diárias na lavoura e dentro de casa. Ela será uma das três mineiras presentes à Feira nos Estados Unidos, que contará 12 expositores da delegação brasileira.

    A vida de Zezinha sempre foi repleta de desafios. Em 1989, aos 21 anos, se casou com Ulisses. Como é costume na região, o marido partia para São Paulo na época da seca. Na época, Zezinha enxergou no trabalho com o barro a oportunidade de aumentar a renda familiar. Arregimentou oito companheiras e em 1990 decidiram oficializar um grupo de artesãs, dedicando mais tempo ao artesanato. Em 1993, já possuíam um acervo razoável de peças prontas, vendidas nas feiras de Minas Novas e Turmalina. As peças eram transportadas em lombo de burros e elas iam junto, a pé.

    Em 1996, a maré começou a virar. Dona Zezinha levou 17 bonecas de cerâmica para a Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. Vendeu tudo em um hora. Em 2005, o Sebrae em Minas Gerais entrou na história, aplicando cursos de capacitação e de gestão para a turma. Além disso, ajudou a criar a marca e o site do grupo, cartões de visita, embalagens e placas de sinalização para acesso à comunidade. Também levou as artistas para exposições em várias cidades do país.

    Em dezembro de 2006, a associação comemorou a venda de duas mil bonecas para a Fundação Banco do Brasil, encomendadas para presentear clientes. Em novembro de 2006, a então presidente da associação, Maria do Carmo Barbosa Souza, recebeu em São Paulo o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, o que possibilitou à instituição a obtenção do título de uma das cem melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil.

    Serviço:

    Assessoria de Imprensa: (31) 3379.9278

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações290
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artesa-do-vale-do-jequitinhonha-expoe-pecas-em-nova-york/100604159

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)