Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cartilha orienta microempreendedor individual potiguar

    Material está sendo distribuído aos participantes da quinta Semana do Microempreendedor Individual

    há 11 anos

    Natal - Os autônomos que ainda não atentaram para as vantagens da formalização têm um instrumento a mais para entender os benefícios de se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). O Sebrae no Rio Grande do Norte elaborou uma cartilha que reúne as principais regras e informações para aderir a esse programa do governo federal. O material está sendo distribuído aos participantes da quinta Semana do Microempreendedor Individual. Espera-se entregar mais de cinco mil cartilhas em todo o estado até este sábado (6), quando termina a mobilização.

    Entre as vantagens de estar enquadrado como MEI está a inclusão no Simples Nacional e a isenção de tributos federais. O microempreeendedor pagará apenas o valor fixo mensal de no máximo R$ 39,90, que será destinado, sobretudo, à Previdência Social e ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou ao Imposto Sobre Serviço (ISS). Com essas contribuições, o microempreendedor individual passa a ter cobertura previdenciária, que dá direito a benefícios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

    A publicação explica os benefícios, as obrigações, as exigências, as atividades permitidas e aquelas não passíveis de formalização. A cartilha também pontua os documentos necessários para a abertura do negócio, os valores e as formas de pagamento para o registro. Uma das dúvidas mais frequentes dos empreendedores, a emissão do boleto, também é tratada no material, que mostra o passo a passo para a impressão do DAS, assim como para emitir a declaração anual do Simples Nacional (DASN).

    Um dos destaques é a seção que aborda a parte de alvarás de licenças e de funcionamento, que deverá atender aos requisitos legais exigidos pelo governo do estado e prefeituras. No que se refere à formalização, a cartilha traz um roteiro completo dos procedimentos necessários para se enquadrar nessa categoria jurídica. Para ser um MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio. Em contrapartida, a pessoa formalizada recebe o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

    O material serve de incentivo à formalização e ratifica as explicações que estão sendo fornecidas durante a Semana do Microempreendedor Individual, que prossegue até o próximo sábado. A mobilização acontece simultaneamente em 245 pontos de atendimentos espalhados em várias capitais do país. No Rio Grande do Norte, os atendimentos são se restringem a Natal. O Sebrae montou postos em pelo menos 29 municípios potiguares, sem contar com Caicó, onde está sendo realizada a Feira do Microempreendedor Individual, cujo intuito é estimular a realização de negócios entre os empreendedores já formalizados.

    Serviço:

    www.rn.agenciasebrae.com.br

    http://portal.rn.sebrae.com.br

    http://www.facebook.com/SebraeRN

    http://www.twitter.com/SebraeRN

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    Agência Sebrae de Notícias (ASN-RN): (84) 3616-7855 | 3616-7910 | 3616-7911

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartilha-orienta-microempreendedor-individual-potiguar/100590510

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)