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26 de Abril de 2024
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    Empresa de Passo Fundo usa Facebook para vender mais

    Empreendimento está sendo atendido pelo programa Negócio a Negócio, do Sebrae

    há 11 anos

    Porto Alegre Nos negócios, as redes sociais estão ganhando força e contribuindo para alavancar a divulgação e as vendas de produtos e serviços. Em Passo Fundo, uma microempresa atendida pelo programa Negócio a Negócio, do Sebrae, vem conquistando clientes por meio do Facebook, uma alternativa que a proprietária Caroline Mattje Alba encontrou para alavancar a empresa, inaugurada em 2012.

    No início, a loja de variedades e artigos de presente e decoração Charme e Encanto enfrentou dificuldades. Uma das alternativas para melhorar, sugerida pelo programa, foram as redes sociais. Abrimos a loja em junho e em setembro comecei a divulgar fotos e produtos no Facebook, relacionando minhas ofertas com as datas comemorativas, explica Caroline. A empreendedora também se tornou amiga no Facebook de todos os seus clientes, ação que resultou no retorno de 50% das pessoas que haviam visitado a loja pela primeira vez. Qualquer novidade é postada na mesma hora, comenta.

    O acompanhamento do programa Negócio a Negócio também ajudou na melhoria do desempenho financeiro da empresa. Por meio de um diagnóstico realizado pelo Agente de Orientação Empresarial, profissional que realiza os atendimentos nas empresas, foi possível perceber que as principais dificuldades estavam na necessidade de construção de uma cartela de clientes, além da implementação de sistemas de controles e indicadores financeiros. Com base nesse levantamento, sugerimos ferramentas como Check List e roteiro para ações de marketing, cadastro de clientes e fornecedor, controle diário de caixa e fluxo de caixa, lista o Agente de Orientação Empresarial Jônatan Pereira Machado.

    Mesmo com a implantação das ferramentas sugeridas, a empresária observou que seu faturamento continuava o mesmo, por isso resolveu mudar a empresa para um endereço mais estratégico. Com a construção da base de clientes, percebi que grande parte deles localizava-se longe do meu antigo ponto de venda e, de posse desses dados, podemos escolher o novo endereço, o que resultou em um aumento de faturamento de 200%, passando de R$ 2 mil para R$ 6 mil por mês, revela a empreendedora.

    O Negócio a Negócio, realizado no estado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul em parceria com 12 instituições de Ensino Superior, busca dar suporte às microempresas e aos Microempreendedores Individuais com relação a ferramentas de gestão. Tais procedimentos auxiliam as empresas a manterem-se competitivas no mercado. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Kock, a meta da instituição para este ano é chegar a 49 mil empreendimentos e realizar 147 mil atendimentos presenciais. Cada empresa recebe três atendimentos na primeira fase e depois os Agentes de Orientação Empresarial retornam para realizar mais três encontros, finalizando o ciclo do programa.

    Em Passo Fundo, o projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas.

    Serviço:

    Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS

    Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192

    Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae: 0800 570 0800

    Twitter: @sebraers

    Facebook: Sebrae RS (Oficial)

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