Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cooperativas de reciclagem de Camaçari receberão consultoria

    Lançado nesta terça-feira (7), Projeto Reciclagem e Cidadania vai capacitar e incrementar renda de trabalhadores

    há 11 anos

    Salvador - Sempre tivemos muitas dificuldades em manter a cooperativa, mas os diversos cursos que fizemos no Sebrae nos ajudaram a superar dificuldades. Passamos a enxergar a cooperativa como uma empresa de gestão compartilhada e voltada para resultados sociais, afirma Jerônimo Bispo dos Santos, presidente da Cooperativa de Materiais de Camaçari e Prestação de Serviços (Coopmarc). Esse novo olhar sobre o trabalho em conjunto é um dos objetivos do Projeto Reciclagem e Cidadania, lançado nesta terça-feira (7), na Cidade do Saber, na Bahia.

    O projeto é resultado de uma parceria entre Sebrae no estado, Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e Braskem. A partir dessa união, Jerônimo espera por uma transformação na Cooperativa, que chegou a ter 62 recicladores mas hoje se mantém com somente 16 pessoas.

    Um dos cooperados atuantes desde a criação da Coopmarc, há cerca de 13 anos, Adonias Alves da Silva se diz otimista com os benefícios que a parceria trará. O projeto está aí, nos ajudando a ver um mundo maior. Mais gente remando junto, para o mesmo lado, faz o barco andar mais rápido, filosofa o cooperado.

    Ao longo da implementação do projeto, será definido um cronograma de cursos e capacitações a serem disponibilizados pelos consultores do Sebrae na Bahia. Dessa forma, segundo o superintendente da instituição, Edival Passos, os cooperados poderão agregar valor aos resíduos, produzindo e comercializando itens manufaturados a um preço melhor. Essa iniciativa é a dimensão do desenvolvimento sustentável aplicado de forma concreta, destacou Passos.

    A partir desse projeto piloto de geração de renda por meio de práticas sustentáveis, será assinado um convênio em cinco estados, incluindo aqueles nos quais a Braskem tem unidades industriais. Além da reciclagem, estamos trabalhando com fornecedores e prestadores de serviços dessa empresa e com os transformadores plásticos. Este último segmento reúne no país mais de 11 mil negócios de pequeno porte, dedicados a essa atividade, acrescenta o analista de Atendimento Coletivo-Indústria do Sebrae Nacional, Jorge Rincón.

    Ação social

    De acordo com o gerente de relações institucionais da Braskem, Emannuel Lacerda, o projeto tem foco em ação social, mobilização comunitária e capacitação de recicladores. A ideia é alcançar quatro cooperativas de Camaçari, beneficiando cerca de 150 pessoas de forma direta. O desafio é que as cooperativas cresçam, à medida que haja geração de renda e valor agregado, analisa.

    Para o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, um dos pontos positivos da iniciativa é a redução da quantidade de materiais descartados no aterro sanitário do município, que hoje chega a 500 toneladas por dia. Junto à comunidade, o nosso trabalho de conscientização sobre o descarte do material reciclável se dará com ações educativas, diz o dirigente.

    Somada a essas orientações, que serão dadas a cerca de 15 mil pessoas, o diretor-presidente da Limpec, Alfredo Andrade, destaca ainda a instalação de Ecopontos nas escolas para o depósito de resíduos recicláveis que serão encaminhados às cooperativas. O projeto veio a culminar com os anseios do município na questão da sustentabilidade e da geração de renda e emprego, estimulando a ampliação do número de cooperativas de recicladores, finaliza.

    Agência Sebrae de Notícias Bahia

    (71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.ba.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebraebahia

    www.facebook.com/sebraebahia

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cooperativas-de-reciclagem-de-camacari-receberao-consultoria/100500424

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)