Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Energia limpa e sustentável é tema de workshop

    Evento debate tecnologias de aproveitamento de resíduos orgânicos em casas de farinha

    há 11 anos

    Maceió - Representantes do Sebrae em Alagoas, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Eletrobras, do Banco do Nordeste e de empresas como a EDS-Sustenergy e a Sansuy participaram, nesta terça-feira (30), do workshop de apresentação do projeto Energia Limpa em Micro e Pequenas Empresas na Cadeia Alimentícia Brasileira, que visa a estimular o uso de energias renováveis e a eficiência energética nas empresas da cadeia produtiva da mandioca e de laticínios no Nordeste e no Brasil.

    Além da apresentação de Jackson Pacheco, secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais de Alagoas, e de David Cerqueira, representante da EDS-Sustenergy, que apresentou o projeto, o workshop teve como pauta a tecnologia de biodigestores em PVC para a produção de energia da empresa Sansuy; a apresentação do professor Jorge de Lucas, que tratou da biodigestão anaeróbica para aproveitamento de resíduos de laticínios e casas de farinha; e as linhas de financiamento do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste para projetos de energia limpa e de tratamento de efluentes.

    Essa discussão é importante para o governo do estado, pois se trata da utilização de biomassa e eficiência energética. E nosso propósito é justamente esse: estimular o aproveitamento de resíduos, destaca Jackson Pacheco. Já David Cerqueira, durante a apresentação do projeto Energia Limpa em Micro e Pequenas Empresas na Cadeia Alimentícia Brasileira, destacou o processo de aproveitamento de resíduos orgânicos advindos da suinocultura, bovinocultura e manipueira (líquido extraído da mandioca após o processo de fabricação da farinha, nocivo à alimentação humana e animal) para a geração de biogás e biofertilizantes.

    David falou ainda sobre as reduções do consumo de madeira nos fornos utilizados nas casas de farinha e sobre a redução do consumo de energia elétrica após a implantação de programas de energia limpa. As casas de farinha tiveram uma redução de 50% no consumo de madeira e de 30% em energia elétrica. Tudo isso sem contar a eliminação da água residual e a redução de carbono, complementa.

    Segundo Ronaldo Moraes, diretor-técnico do Sebrae em Alagoas, o workshop tem papel fundamental para o fomento da utilização de energias renováveis. Energia é um assunto muito importante para a competitividade das empresas e das indústrias. E este é o momento de divulgar os avanços feitos nessa área, frisou.

    Serviço:

    Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660

    www.al.agenciasebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/energia-limpa-e-sustentavel-e-tema-de-workshop/100488792

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)