Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto ensina pequenos negócios a utilizar energia limpa

    Iniciativa orienta como aproveitar os resíduos da cadeia produtiva da mandioca e de laticínios

    há 11 anos

    Maceió - Um workshop para apresentação do projeto Energia Limpa em Micro e Pequenas Empresas na Cadeia Alimentícia Brasileira será realizado nesta terça-feira (30), na sede do Sebrae em Alagoas, na capital. O evento tem como objetivo estimular o uso de energias renováveis e a eficiência energética nas empresas da cadeia produtiva da mandioca e de laticínios no Nordeste.

    A ideia do projeto de energia limpa é aproveitar os resíduos de ambas as cadeias produtivas, mandioca e laticínios, utilizando biodigestores para a geração de biogás e melhorar a eficiência energética nos fornos de farinha de mandioca. O projeto se concentrará inicialmente em Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste, em parceria com instituições governamentais e privadas.

    O evento transmitirá informações sobre a importância dos empresários adotarem essas práticas e como eles podem aderir ao projeto. No encontro, o público terá mais detalhes acerca da energia limpa, além de aprenderem como transformar o que é um problema (resíduo) para a empresa em fonte de energia.

    De acordo com Marcos Fontes, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, a indústria de laticínios, por exemplo, gera muitos resíduos, e eles não podem ser excluídos sem tratamento. Os empresários sofrem com o abastecimento irregular de energia elétrica, necessária para o resfriamento do leite. Então, eles podem utilizar biodigestores para tratar os efluentes. Tratando-os, geram energia, que pode ser utilizada para suprir parte da demanda, ou seja, transformam um problema em solução e ainda reduzem custos, esclarece Marcos.

    Serviço:

    Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660

    www.al.agenciasebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações265
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-ensina-pequenos-negocios-a-utilizar-energia-limpa/100484891

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)