Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Goiana leva arte em vidro para exposição nacional

    Suzana Dourado mostra seu trabalho no Movimento Hotspot, evento que ocorre no Sebrae Nacional, em Brasília

    há 11 anos

    Goiânia - Ser apaixonada pelo seu trabalho é um dos segredos da artista plástica goiana Suzana Dourado, de 52 anos. Em 1985, ela conheceu o trabalho de artistas italianos com o murano, um vidro de fusão típico daquele país, em viagem que fez a Veneza. De lá pra ca, mudou seu trabalho, antes totalmente dedicado à pintura a óleo, e, em 2000, montou um ateliê totalmente dedicado à arte em vidro.

    Hoje, Suzana comemora os diversos prêmios que já recebeu. Ela também conquistou espaço no Movimento Hotspot, projeto que premia a inovação em todo o Brasil nas áreas de fotografia, filme, arquitetura, design gráfico, ilustração, cenografia, beleza, moda, design e música. O festival termina nesta sábado (6), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF), e apresenta as obras dos selecionados, além de contar com uma série de palestras e apresentações artísticas. Os trabalhos ainda vão percorrer dez capitais brasileiras.

    Na categoria em que Suzana concorreu, a de Design, foram inscritos 109 artistas, mas somente 22 se classificaram. Após o período de exposições, haverá uma segunda seleção, que vai decidir quem seguirá para a final. Para Suzana, foi uma alegria ter sido reconhecida, principalmente por um dos trabalhos que realiza com mais paixão as semijoias de vidro. São colares, pulseiras, brincos e anéis, cada um com uma história a ser partilhada.

    Antes de confeccionar cada peça, faço pesquisa, vou atrás para desenvolver ainda mais a técnica e, assim, cada artigo é único e carrega consigo uma história, argumenta. Para garantir ainda mais a autenticidade, ela aprendeu a montar cada peça individualmente e conta que o resultado é um trabalho absolutamente autoral. Já tive pessoas responsáveis por montar os colares e as demais peças, mas acabava não saindo como queria. Até que aprendi e hoje faço todo o processo, conta. Um colar da artista custa de R$ 40 a R$ 100.

    Convidada para fazer uma exposição na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, Suzana encantou os americanos que frequentam o local com suas semijoias, peças de decoração, utilidades domésticas e uma série de outros objetos. A exposição é permanente. Hoje, recebo muitas encomendas dos EUA. Recentemente, enviei cinco colares para Washington, diz, com entusiasmo. Até o presidente Barack Obama, em visita ao Brasil, teve a oportunidade de conhecer as peças de Suzana.

    Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Suzana nunca deixou de ser artista. Cheguei a atuar na área de Comunicação, mas por pouco tempo. No início, era a pintura, até me apaixonar pelo vidro como matéria-prima, conta. Em seu ateliê, que fica em uma galeria de Goiânia, ela é capaz de passar horas trabalhando. Não posso saber a hora em que vou criar. Quando a inspiração vem, passo noites e finais de semana no ateliê. No espaço, ela tem um forno industrial especializado e muita matéria-prima: retalhos de vidro, garrafas e até uma porta de boxe quebrada, que, nas mãos da artista, viram lindas peças de arte.

    Serviço

    Informações à imprensa:

    Agência Sebrae de Notícias: (62) 3250-2268

    Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

    Vitrium Ateliê - (62) 3241-6383

    Avenida 85, 1940. Setor Marista

    Facebook: Suzana Dourado Arte em Vidro

    Site: www.suzanadourado.com

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    Notícias Relacionadas 05/04/2013 | 11:00 Cenografia do festival HotSpot celebra a criatividade

    05/04/2013 | 10:00 Dado Villa-Lobos encerra programação do Movimento HotSpot

    04/04/2013 | 15:15 Prédio sustentável abriga festival com trabalhos criativos

    04/04/2013 | 14:00 Artistas do Pará se destacam no Movimento Hotspot

    04/04/2013 | 08:00 Sebrae sedia maior evento de empreendorismo criativo

    03/04/2013 | 15:00 Portal do Movimento HotSpot pública trabalhos inovadores

    01/04/2013 | 17:35 Movimento HotSpot tem programação intensa em Brasília

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores225
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/goiana-leva-arte-em-vidro-para-exposicao-nacional/100439671

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)