Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artesãos do Piauí dão salto de qualidade com apoio do Sebrae

    Peças produzidas no estado já são vendidas em outras regiões do país e no exterior

    há 11 anos

    Teresina - O artesanato no Piauí tem sua história ligada ao Sebrae. Por meio de projetos, feiras, mostras, consultorias, treinamentos e olhares delicados de técnicos, a instituição consegue abrir espaço para o trabalho dos artesãos locais. O projeto ExpoArte é executado pelo Sebrae no Piauí junto a associações de produção e empresários nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Castelo do Piauí, Ilha Grande, Pedro II, Buriti dos Lopes, Campo Maior, União, Monsenhor Gil, Água Branca, Floriano, e Coronel José Dias.

    A Cooperativa de Artesãos do Poti Velho é uma das atendidas pelo Sebrae - desde 1999, a instituição atua com a responsabilidade de levar conhecimento aos artesãos desse polo cerâmico. Há 14 anos, quando visitamos pela primeira vez o local, a produção era rústica. Os únicos itens que lá existiam eram potes simples, jarros e filtros comuns feitos em fornos improvisados e sem qualidade técnica. Desde então, optamos por levar conhecimento, informação de qualidade e fazer crescer naquele local um polo de cultura e mercado de artesanato em Teresina, afirma a gestora do Projeto ExpoArte do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo.

    O processo de apoio iniciado pelo Sebrae no Piauí se deu, naquela época, em função do interesse e da demanda dos artesãos por informações e tecnologia. O despertar dos profissionais veio após o Seminário Nacional de Artesanato, realizado pelo Sebrae, e que tinha como foco novas conquistas e oportunidades de mercado. Já trouxemos palestrantes de diversos países para Teresina. O conhecimento não tem fronteiras e deve ser uma busca constante. O Sebrae no Piauí trabalha para elevar o nível dos produtos aqui comercializados. Estamos investindo cada vez mais em informação de qualidade, no desenvolvimento sustentável, na identidade cultural e, principalmente, no repasse de informações aos artesãos de todo o estado, afirma o superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

    Uma das preocupações do Sebrae é a troca de experiências e de conhecimento sobre design e comercialização do artesanato. Nosso objetivo é construir projetos integrados e o segmento artesanal é uma das vertentes. Mais uma vez, reforçamos o nosso empenho em todas as ações para o crescimento e desenvolvimento da atividade artesanal, acrescenta o diretor.

    Em função das exigências do mercado, cada vez mais os artesãos demandavam o Sebrae em busca de informações e melhorias para os seus projetos. Trabalhávamos de maneira individual e, por isso, a nossa profissão não era reconhecida. Não recebíamos nenhum apoio até o Sebrae chegar aqui. Só após uma reunião realizada pela instituição entre oleiros e artesãos foi que conseguimos entender o associativismo e nos reunir para potencializar nosso trabalho, destaca a artesã Raimunda Teixeira da Silva.

    Filho de pescador, Antonio Carlos morou muito tempo na casa de parentes, no bairro Poti Velho, até conseguir construir sua própria moradia. Hoje, possuo o meu próprio negócio muito bem encaminhado e isso se deve ao artesanato, declara. Já Raimunda Teixeira diz que tem orgulho de dizer que é artesã e que o artesanato trouxe a ela dignidade. Criei meus dois filhos, que hoje estão casados, e sobrevivo do artesanato, comenta.

    Exportação

    Serrate Maria de Souza Gonçalves é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012. Moradora de Parnaíba, ela é artesã e presidente da Associação de Artesãos em Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel, destaque no artesanato feito em trançado de carnaúba. Após investimentos e capacitações, atualmente a associação consegue exportar para vários estados e países. Eu não sei o que seria de nós sem o Sebrae. Foi o maior impulso que tivemos para melhorar o nosso produto. Hoje, participamos de feiras nacionais e internacionais, e tudo que levamos é vendido. Comercializamos para São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Brasília, Finlândia e Guiana Francesa. Não temos apenas um molde de produtos, temos informações para modificar e melhorar o que comercializamos, ressalta Serrate.

    Serviço:

    Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356

    Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.twitter.com/pi_sebrae

    www.facebook.com/sebraepiaui

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações195
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artesaos-do-piaui-dao-salto-de-qualidade-com-apoio-do-sebrae/100430206

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)