Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Games promovem interatividade na Feira do Empreendedor

Aplicativos envolvem, de forma lúdica e diferenciada, temas como crédito, empreendedorismo, sustentabilidade e abertura de empresas

há 11 anos

Curitiba - Uma das novidades que promete movimentar a Feira do Empreendedor 2013 na capital parananse, de 21 a 24 de março, é o espaço de interatividade para quem já tem ou quer abrir um pequeno negócio. A ideia é mostrar um exemplo da virtualização do atendimento, tendo em vista que esse tipo de demanda é crescente entre os empresários que buscam orientações.

Ao todo, serão disponibilizados seis games corporativos que envolvem, de forma lúdica e diferenciada, temas como sustentabilidade, crédito, empreendedorismo, perfil empreendedor e abertura de empresas. Os jogos Gestão sustentável, Saúde da sua empresa e Perfil de crédito foram desenvolvidos especialmente para ser lançados no evento e são destinados a quem já é empresário. Já os games Perfil do empreendedor e Laboratório do conhecimento foram criados em 2011, para a última edição da Feira do Empreendedor em Curitiba e voltam ao este ano por conta do sucesso no evento. Trilha do Empreendedor, lançado em 2012 para orientar pessoas interessadas em abrir uma empresa, também fará parte do espaço interativo.

De acordo com a consultora de marketing do Sebrae no Paraná, Adriana Schiavon Gonçalves, as ferramentas interativassão uma tendência mundial porque facilitam o acesso das pessoas ao conhecimento. Cada game tem a sua especificidade. Queremos, com os aplicativos, disseminar de uma forma inovadora e chamativa conteúdos em empreendedorismo, gestão de empresas, dentre outros. E o melhor de tudo, gratuitamente, afirma ela.

Games

No Gestão Sustentável, o empresário poderá avaliar o grau de sustentabilidade da sua empresa e quais as possibilidades de melhorias. O game é ambientado em um labirinto e aborda, em forma de pergunta e resposta, os três pilares da sustentabilidade: Responsabilidade Social, Ambiental e Econômica.

Mais do que uma autoavaliação, a ferramenta oferecerá dicas de soluções sobre como tornar o empreendimento mais sustentável. A ideia é avaliar o quanto o empresário está interessado e motivado em aplicar o conhecimento oferecido pelo Sebrae e o nível em que sua empresa se encontra.

Os empresários também poderão embarcar em uma viagem para conhecer um pouco mais sobre o tema sustentabilidade, ao entrarem no cinema 5D, com tecnologia para despertar os sentidos. As sessões ajudarão os interessados a identificarem se seus empreendimentos são sustentáveis ou não.

Já o game Saúde da sua empresa, também para quem já tem um empreendimento, faz uma analogia a uma consulta médica. O empresário terá uma consulta empresarial, que identificará se o empreendimento está saudável ou se sofre de uma "anemia empresarial", "marketerícia", "financite" ou "mesmice". Esses termos fictícios foram criados para sinalizar quais deficiências estão afetando a competitividade da empresa. De acordo com o resultado, o empresário receberá dicas específicas e poderá receber, também, uma cartilha virtual com conteúdos relacionados ao empreendedorismo, marketing, finanças e inovação.

No jogo Perfil de Crédito, o empresário terá ferramentas para saber se tem ou não perfil adequado para buscar crédito em instituições financeiras. Depois de lançados na Feira do Empreendedor, os games estarão disponíveis em várias plataformas como Facebook, internet e Mobile (iPhone, iPad e Android).

Quero abrir empresa

Os games Perfil do Empreendedor e Laboratório do Conhecimentos, sucessos na edição de 2011 e ideais para quem quer abrir empresa, voltam em 2013 para compor o espaço de interatividade. No primeiro, ideia é que os visitantes respondam a 20 perguntas e verifiquem se têm algumas características consideradas necessárias para conduzir, de forma eficaz, a gestão de uma pequena empresa. Também apresenta dicas de comportamento e posturas que podem ser melhoradas.

Sucesso na internet, o Teste Perfil do Empreendedor teve repercussão positiva. De março de 2011 a janeiro de 2013, o game foi realizado mais de 30 mil vezes na internet e teve 1.671 downloads no Google Play e 2.678 na App Store.

Já o Laboratório do Conhecimento estimula empreendedores a construírem a própria fórmula de sucesso e a refletirem sobre aspectos do empreendedorismo, a partir da vivência de experiências empreendedoras. O ambiente tem como objetivo estimular o empreendedor a buscar novas informações, durante e após o evento.

A fundamentação teórica do Laboratório do Conhecimento tem como base conceitos do Próprio, um programa de orientação do Sebrae para interessados em abrir um negócio. No game, o visitante testará seu conhecimento, relacionado ao comportamento empreendedor, conhecimento de mercado e do negócio que pretende abrir.

Devido ao seu sucesso em 2011, o game foi adaptado para internet, no endereço www.labconhecimento.com.br e, também, para o Facebook, Android (disponível para download no Google Play), iPhone e iPad (disponível para download na App Store). Na internet, o Laboratório do Conhecimento já foi realizado mais de 5 mil vezes e teve 120 downloads no Google Play e 1.200 na App Store, de maio de 2011 a janeiro de 2013.

Já a Trilha do Empreendedor propõe uma orientação sobre como abrir um negócio em oito passos. Este também está disponível em página virtual; no Facebook e Android (disponível para download no Google Play) e, também, para iPhone e iPad (disponível para download na App Store). A novidade para esta edição da Feira do Empreendedor é que o game terá sua versão física.

Ao fazer a Trilha do Empreendedor, no espaço interatividade, o visitante poderá entrar em um simulador, com cockpit e volante, e dirigir escolhendo determinadas rotas e caminhos de acordo com a alternativa mais condizente a sua realidade. Depois de participar do game, o empreendedor receberá sua "carteira de motorista" juntamente com dicas e orientações por e-mail.

O visitante que realizar qualquer um dos games também poderá inserir o seu e-mail no final da execução para receber resultados, dicas e informações.

Oportunidade

Ideal para empresários e futuros empresários de micro e pequenas empresas, a Feira do Empreendedor é também para microempreendedores individuais recém-saídos da informalidade e que faturam até R$ 60 mil ao ano -; e aqueles que buscam conhecimento em empreendedorismo e negócios. Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2013 Paraná podem ser obtidas no www.feiradoempreendedorpr.com.br.

Informações para a imprensa:

Giselle Ritzmann Loures - (41) 3330-5846 / (41) 9629-0002

Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br) ;

sebrae@pr.sebrae.com.br

Coordenação: Leandro Donatti - Registro Profissional 2874/11/57-PR

Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores218
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações258
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/games-promovem-interatividade-na-feira-do-empreendedor/100391333

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)