Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Roteiro rural potiguar faz sucesso entre turistas

Centenas de pessoas em busca do turismo rural já frequentam a região Oeste do Rio Grande do Norte

há 11 anos

Mossoró - Criado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para promover a atividade turística na região Oeste potiguar, o roteiro rural Do Sertão para o Mardesponta como alternativa viável para a interiorização do turismo. Diagnóstico traçado pelo Setorial de Turismo do Sebrae no estado apresenta números expressivos de aceitação do roteiro pelos visitantes. Em 14 meses, mais de 600 pessoas já visitaram os atrativos que integram o destino. O índice de aprovação dos empreendedores beneficiados com a ação chega a 90%.

Partindo da cidade de Mossoró, o roteiro beneficia empreendimentos ligados à atividade rural nas cidades de Serra do Mel, Tibau, e Areia Branca. A diversidade de atrativos presentes no roteiro inclui apiários, salinas, plantios de melão e artesanato local, constituindo duas rotas. Estudantes e representantes de instituições de ensino, que compõem o chamado turismo pedagógico, são a principal categoria de visitantes. Em seguida, vêm os turistas convencionais. É o que revela o diagnóstico.

Os empreendedores que mantêm atividades inseridas no destino comemoram os resultados. É o caso do produtor de mel Giomar Neves. Para o apicultor, a criação do roteiro rural trouxe novas perspectivas e abriu a oportunidade de novos negócios e aumento de renda. No ano passado, Giomar recebeu a visita de sete grupos de turistas e já há procura para os próximos meses. O roteiro está sendo muito bom para nós, que trabalhamos na atividade rural. Nossos produtos estão ficando conhecidos em todo o estado e estamos ganhando mais com a venda, que aumentou bastante. Já temos visitas agendadas, anima-se.

A criação de Do Sertão para o Mar faz parte das atividades do Território da Cidadania Açu-Mossoró, que integra, além dos dois municípios principais, outras nove cidades da região. De acordo com o gestor do Projeto Território da Cidadania Açu-Mossoró no Sebrae no Rio Grande do Norte, Robson Matos, a ideia é estimular as potencialidades existentes nos municípios para a promoção do desenvolvimento local. Nossa proposta é promover ações que promovam o desenvolvimento local. A criação do roteiro rural é uma das iniciativas, que, respeitando as peculiaridades de cada município, está alcançando resultados exitosos, destaca.

Para fortalecer ainda mais o roteiro, o diagnóstico sugere novas ações a serem realizadas junto aos empreendedores que integram os destinos de turismo rural, como participação em eventos do segmento, a exemplo do RuralTur, rodadas de negócios e a criação de materiais promocionais para divulgação dos destinos. O documento destaca também a necessidade da realização de capacitações e consultorias para qualificar a mão de obra operante do roteiro. A conclusão tem como base relatórios individuais aplicados junto aos empreendedores envolvidos na iniciativa.

Serviço:

www.rn.agenciasebrae.com.br

http://portal.rn.sebrae.com.br

http://www.facebook.com/SebraeRN

http://www.twitter.com/SebraeRN

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores219
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/roteiro-rural-potiguar-faz-sucesso-entre-turistas/100351580

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)