Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Software auxilia crianças vítimas de escalpelamento

    Empreendimento foi premiado como a melhor tecnologia assistiva e acessibilidade da Amazônia

    há 11 anos

    Belém - Um empreendimento que já foi premiado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) como a melhor tecnologia de acessibilidade da região Norte foi destaque na sétima edição da Feira do Empreendedor em Belém, promovida pelo Sebrae no Pará. Trata-se da Empresa Brasileira de Informática (EBI), que desenvolveu o Navega Feliz, programa de computador inovador criado em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP). A iniciativa está sendo usada como ferramenta educativa e terapêutica para o atendimento de pacientes escalpelados na Santa Casa.

    O software Navega Feliz traz opções de jogo da memória, criação de histórias em quadrinhos e pinturas, usando personagens e paisagens regionais como a população ribeirinha amazônica, com suas embarcações, rios e florestas. Segundo Vitor Alves, entre as personagens do site está uma bonequinha que usa touca. Isso é uma das características das meninas escalpeladas e funciona como alerta para o acidente que ainda ocorre com frequência nos rios da Amazônia. O legal do site é que ele possibilita que essas vítimas superem o trauma vivido e se expressem por meio das historinhas em quadrinhos, uma das ferramentas utilizadas, explica.

    O projeto Navega Feliz começou a ser desenvolvido em 2008, com o financiamento da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e tinha a intenção de desenvolver um software educativo. Hoje, ele integra o Programa de Direitos Humanos e Aprendizado em Rede com financiamento do governo federal. Ainda de acordo com Bruno Alves, gerente de ensino da Santa Casa, o programa é um instrumento interativo, que estimula a socialização e o bem estar das crianças internadas. Ele está totalmente formatado e pode ser usado não só com os pacientes escalpelados, mas por toda a classe hospitalar, afirma.

    Segundo Larissa Sato, uma das idealizadoras do software, além dos recursos já existentes, o Navega Feliz ainda vai comportar um módulo de prevenção ao acidente de escalpelamento e recursos mais adequados ao público adulto. Vamos incluir mais esse recurso e pretendemos também oferecer outros formatos de jogos e atividades que contemplem as necessidades das pacientes adultas, já que o conteúdo atual é mais voltado para o público infantil, finaliza. O software é livre e pode ser acessado no site www.ebi.com.br/navegaFeliz.

    A Feira do Empreendedor do Pará terminou nesse sábado (15), em Belém.

    Serviço:

    Agência Sebrae de Notícias no Pará

    Atendimento à Imprensa

    Jecyone Pinheiro (91) 3181-9139 / jecyone@pa.sebrae.com.br

    Juliana Rose (91) 3181-9136 / julianarose@pa.sebrae.com.br

    Silvaneide Guedes (91) 3181-9140 / neide@pa.sebrae.com.br

    Notícias Relacionadas 12/12/2012 | 12:10 Feira do Empreendedor do Pará começa nesta quarta

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/software-auxilia-criancas-vitimas-de-escalpelamento/100250455

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)