Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inovação tecnológica voltada para a apicultura

    Encontro debate como técnicas inovadoras podem melhorar a produção de mel

    há 11 anos

    Palmas - Técnicas inovadoras de manejo e gestão que melhorem a produção apícola do Sul de Tocantins. É isso que pretende o Encontro de Inovação Tecnológica para Apicultores, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), em Gurupi.

    Segundo o coordenador da carteira de Agronegócio do Sebrae em Tocantins, José Daniel Tavares, o evento terá como foco as boas práticas de produção e gestão de um apiário, para que os produtores dessa região estratégica possam potencializar o que tem em mãos.

    Durante os dois dias do Encontro, a programação está dividida em clínicas tecnológicas e demonstração prática do manejo. As atividades serão executadas sob quatro temas: Manejo de colmeia para alta produtividade, Gestão de florada, Custo de produção e preço de venda e Como melhorar e aumentar a quantidade de colmeia no apiário. Todos esses temas envolvem a inovação, mas foram pensados principalmente para o que está relacionado à gestão, afinal não adianta ter tecnologia sem saber administrá-la, justificou o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae, José Carlos Bessa.

    As clínicas tecnológicas serão realizadas no dia 9, na sede do IFTO, em Gurupi, e a demonstração prática de manejo acontecerá no dia 10, em uma propriedade rural em Crixás do Tocantins, município que fica a pouco mais de 70 km de Gurupi. Estão sendo esperados apicultores de pelo menos oito cidades da região.

    A produção de mel no sul do estado se tornou mais evidente a partir de 2005. No entanro, há três anos o Sebrae tem acompanhado mais de perto o trabalho dos apicultores. A cada três meses, eles recebem a visita de um consultor da instituição que orienta especialmente sobre gestão e melhoria da produtividade. Hoje, o Núcleo Regional Sul atende 15 apiários e cerca de 80 apicultores.

    Os resultados da assistência oferecida pelo Núcleo já podem ser mensurados. Um exemplo é a fazenda em que vamos fazer a demonstração prática no Encontro de Inovação, em Crixás. É um dos locais que tem se destacado aqui na região Sul e já produz 50 kg de mel por ano, que é um número satisfatório, afirma o gestor do projeto de Apicultura na Região Sul, Stefane Cardoso Santana.

    Serviço:

    Agência Sebrae de Notícias do Tocantins ASN/TO

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.to.agenciasebrae.com.br

    www.to.sebrae.com.br

    www.sebraenews.com.br

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inovacao-tecnologica-voltada-para-a-apicultura/100160704

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)