Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Sebrae lança programa de inovação em São Paulo

Agentes irão percorrer as pequenas indústrias paulistas e levar programas como Sebraetec e Sebrae Mais

há 11 anos

São Paulo - O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, lançou oficialmente nesta sexta-feira (26), na capital paulista, o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), uma parceria da instituição com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa existe desde 2009 e tem como objetivo mapear o nível de competitividade das empresas e orientá-las para se manterem ativas no mercado. É uma oportunidade de o empresário ter uma relação presencial de consultoria gratuita, de assistência técnica in loco, com pessoal qualificado. Até o final do ano, o ALI contará com mais de mil agentes em praticamente todo o país.

Hoje são quase sete milhões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Portanto, é um grande desafio atender com qualidade e com quantidade esse número enorme de empreendedores. Um dos eixos centrais é a pequena empresa e o tema inovação. O programa ALI, em parceria com o CNPq, é fundamental nessa direção, disse Luiz Barretto.

O presidente destacou também que a iniciativa atua em duas frentes. Por um lado, promove a criação de um mercado de trabalho, com jovens recém-formados, que passam por um treinamento e que têm condições de serem um grande canal de distribuição dos programas do Sebrae - como Sebraetec e Sebrae Mais. Por outro, promove a inovação e o desenvolvimento nessa primeira fase, estima-se que menos 50 mil empresas no país participem do ALI.

Em São Paulo, 300 pesquisadores bolsistas do CNPq vão percorrer as pequenas indústrias do estado para coletar dados e traçar um diagnóstico da competitividade dessas empresas. O programa promove também a inovação nos negócios a partir da aproximação com provedores de soluções, como institutos de pesquisas, centros tecnológicos e universidades.

O agente fará medições a cada quatro meses em cada uma das 50 empresas sob sua responsabilidade, durante dois anos. O período de capacitação dos agentes é de dois meses, com bolsa-auxílio no valor de R$ 1,1 mil. Após o período inicial, o selecionado passa a receber R$ 3,6 mil pelo prazo máximo de 24 meses, sem possibilidade de renovação.

Estiveram também no lançamento o superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Alencar Burti. Segundo Caetano, o programa no estado atuará desmistificando preconceitos em relação à inovação, principalmente nas pequenas indústrias.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebrae

www.facebook.com/sebrae

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores219
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sebrae-lanca-programa-de-inovacao-em-sao-paulo/100148339

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)