jusbrasil.com.br
28 de Março de 2020
    Adicione tópicos

    Agricultores participam da Semana Nacional de Tecnologia

    Técnicas de venda de produtos e apresentação de tecnologias sociais marcam o encontro

    Agência Sebrae de Notícias
    há 7 anos

    Cuiabá Mais de 100 agricultores mato-grossenses de cidades da Baixada Cuiabana e de Alta Floresta participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Sebrae em Mato Grosso organizou clínicas tecnológicas e apresentou o programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), por meio da montagem de uma unidade demonstrativa e da mostra e comercialização de produtos orgânicos.

    Helena Ribeiro Gomes, Maria Antônia Costa e Silva, Edivaldo Pinto Ferreira e Andrelina Domingos de Oliveira aproveitaram o evento para mostrar e vender verduras, legumes e produtos agroindustriais já processados. A banquinha de Helena Ribeiro Gomes, 58 anos, estava repleta de tomate cereja, berinjela, pimenta, abóbora, couve, salsa, coentro, jiló e muitos outras verduras e vegetais colhido em sua propriedade na gleba União São Gonçalo Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, a 28 km da capital.

    Desde que instalou o PAIS, há um ano, ela e o filho Edmar Domingos Gomes, viram a produção aumentar e diversificar. Nunca tinha plantado alface americana, agora ela cresce graúda nos canteiros, conta orgulhosa, acrescentando que também cria cerca de 70 galinhas. Os produtos são entregues na feira do Porto, mas eles enfrentam uma dificuldade com o transporte, pois não possuem um veículo.

    A agricultora Maria Antônia Costa e Silva diz que costuma definir sua vida e a do marido como antes e depois do projeto PAIS. Aprendemos a diversificar a produção para ter renda. Trabalhamos para não faltar produtos", conta, revelando que a família tem uma renda média mensal de R$ 2 mil. Aprendi até a somar e a fazer planilha de custos. Aprendemos a trabalhar não só com o corpo, mas com a cabeça também, comemora. Ela acrescenta ainda que agora se sente mais segura na hora da venda.

    Maria Antônia foi um das participantes da clínica tecnológica Produção de Hortaliças. Aprendo muito com os cursos do Sebrae, são um livro aberto, só não mergulha quem não quer, declara. Durante o evento em Cuiabá, foram ofertadas também clínicas tecnológicas sobre criação de frango caipira e piscicultura.

    Tecnologias sociais

    A Mostra de Tecnologias Sociais também chamou atenção tanto de produtores, como de demais visitantes. Foram apresentadas dez tecnologias sociais desenvolvidas por produtores rurais, entre elas iscas para piolho de cobra em hortas, substrato para hortaliças, irrigação com garrafas PET, repelente à base de ervas e misturador de ração.

    A ação continua nesta quinta (18) e sexta-feira (19) em Alta Floresta. Às 19h haverá a palestra O que é inovação e tecnologia, no Centro Cultural de Eventos do município. O evento é uma realização do Sebrae e Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.

    Estão programadas clínicas tecnológicas sobre fruticultura, como montar uma queijaria, como transformar lixo em compostagem, vitrines-show, frutas desidratadas, como usar as redes sociais para fazer negócios, softwares livres na sua empresa e Programa de Alimento Seguro (PAS).

    Haverá ainda atividades paralelas como Sesi Lego, brinquedos pedagógicos interativos, maratona sustentável e cine pipoca. Os empreendedores poderão traçar seu perfil por meio digital.

    Serviço:

    www.sebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso

    0800 570 0800

    Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT

    +55 65 3648 1261 e 1262

    www.mt.agenciasebrae.com.br

    youtube.com/sebraematogrosso

    twitter.com/sebraemt

    Rita Comini/MTB 276/MT 55 65 9932-1890

    Maria Teredas 55 65 9986-8108

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)