Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qualificação reforça competitividade

    Empresas fluminenses do Médio Paraíba registram conquistas no setor de Petróleo e Gás

    há 12 anos

    Rio de Janeiro O Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico da Região Médio Paraíba Fluminense registrou nos últimos dois meses marcos expressivos que traduzem o acerto da estratégia. Atualmente, 136 empresas de 17 municípios participam da iniciativa, criada há quatro anos.

    Os resultados alcançados neste período motivaram a inclusão do APL na agenda dos representantes do programa Diálogos Setoriais, iniciativa de cooperação entre o Brasil e a União Europeia. Apenas cinco arranjos foram escolhidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para receber a missão empresarial na semana passada.

    À frente do APL estão o Sebrae no Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Sindicato Metalmecânico do Médio Paraíba (Metalsul).

    Outro resultado concreto do acerto da estratégia do APL Metalmecânico concretizou-se na Rio Oil & Gas. Nessa feira, realizada na capital fluminense em setembro, seis empresas do APL expuseram seus produtos e serviços no estande do Sebrae no Rio de Janeiro. Uma delas, a Metalúrgica Vulcano, participou da Rodada de Negócios do evento. Os contatos foram muito positivos e promissores, avalia o presidente da Vulcano, Henrique Carneiro.

    A presença do grupo nesse evento, um dos mais importantes eventos do setor de Petróleo & Gás no mundo, é considerada um avanço. As empresas do APL perceberam que, com a presença, por exemplo, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e empresas do setor automotivo do porte da Peugeuot e Volkswagen, podem aproveitar oportunidades de competir no mercado do setor. O fato de estarem sediadas no Rio de Janeiro é uma vantagem, já que a unidade federativa responde por 80% da produção nacional de petróleo e 42% de gás. Além disso, a previsão de investimentos no país é superior a US$ 266 bilhões até 2015.

    O perfil das nossas empresas é de fabricação de equipamento industrial, mas o setor de petróleo e gás tem exigências muito específicas. Houve um esforço coletivo para mudar. A Vulcano é um exemplo disso, com a entrada no cadastro de fornecedores da Petrobras. Seria possível obter esses resultados sozinho, mas o caminho seria muito mais longo e difícil, reconhece Carneiro.

    Excelência

    Para o coordenador do projeto no estado, Leandro Marinho, do Sebrae no Rio de Janeiro, essas empresas tem diferenciais importantes. Elas estão habituadas ao altíssimo grau de exigência das âncoras da região, um processo que começou com a instalação da CSN no final da década de 1980. Mas mesmo sendo muito qualificadas, avançadas e competitivas, elas reconhecem a importância do investimento contínuo em qualificação e trabalham com a meta de projetar a região como um polo metalmecânico reconhecido pela sua excelência. Por tudo isso, acredito que no setor de petróleo e gás, elas tem tudo para se destacar e ganhar mercado rapidamente, elogia.

    Serviço:

    Agência Sebrae de Notícias

    (61) 3243-7851 GRÁTIS (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 GRÁTIS 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebrae

    www.facebook.com/sebrae

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qualificacao-reforca-competitividade/100119238

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)