Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sebrae destaca história da pecuária leiteira

    Espaço Empreendedor oferecerá capacitação e informação técnica sobre a produção de leite no Rio Grande do Norte

    há 12 anos

    Natal - Devido à importância da bovinocultura leiteira para a economia potiguar, o Espaço Empreendedor do Sebrae na 50ª Festa do Boi maior evento da pecuária do estado e um dos principais do Nordeste será focado na evolução dessa atividade. O espaço pretende destacar os projetos de agronegócio e desenvolvimento territorial implementados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A estimativa é que o evento atraia mais de 500 mil visitantes no período de 13 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

    Neste ano, o tema trabalhado será História, Inovação e Tecnologia do Leite no RN, cuja proposta é prestar uma justa homenagem ao setor pecuarista e destacar como essa cadeia influencia os demais setores produtivos. O Espaço Empreendedor será estruturado em uma área de 2,7 mil m² e ambientado como se fosse um casarão antigo, dando aos visitantes a visão interna das moradias de época.

    Dentro da cronologia da pecuária potiguar, uma linha do tempo contará a trajetória do segmento no estado, mostrando a evolução desde os primórdios até a ordenha mecânica. Um museu retratará o universo que permeia a atividade nas regiões produtoras da bacia potiguar. As moradias, os armadores de rede, as mesas, os fogões à lenha, os pilões, os utensílios usados pelos vaqueiros, as ferramentas usadas na fabricação do queijo, as portas e janelas do sertão estarão entre os destaques do museu. Haverá ainda uma projeção mapeada, fundindo imagens projetadas virtualmente com objetos reais para reproduzir a vida e o cotidiano do vaqueiro.

    Na área de capacitação, a programação técnica contempla palestras, filmes, mesas redondas e minicursos, que abordam assuntos como cultivo de palma forrageira, melhoramento genético dos rebanhos, nutrição de bovinos leiteiros, análise sensorial, produtos lácteos, manejo nutricional no pré-parto de vacas leiteiras e também a parte de reprodução. A grade completa de capacitação pode ser conferida no site http://espacoempreendedor.rn.sebrae.com.br/.

    Outro destaque será o espaço do projeto Balde Cheio, que, no Rio Grande do Norte, está sendo implantado em 134 propriedades rurais de 21 municípios pelo Sebrae e parceiros. A ideia é difundir a metodologia do projeto, cuja tecnologia contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

    No local, também haverá uma demonstração de pastejo rotacionado, sistema em que a pastagem é subdividida em três ou mais piquetes, que são pastejados em sequencia por um ou mais lotes de animais. Serão instaladas na área do pastejo rotacionado 17 piquetes para duas vacas com a presença de técnicos do Balde Cheio. O Banco do Nordeste realizará atendimento acerca do crédito emergencial para quem foi afetado pela estiagem.

    Serviço:

    www.rn.agenciasebrae.com.br

    http://portal.rn.sebrae.com.br

    http://www.facebook.com/SebraeRN

    http://www.twitter.com/SebraeRN

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sebrae-destaca-historia-da-pecuaria-leiteira/100061806

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)