Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ações inovadoras são apresentadas em evento na Paraíba

    Inovação e sustentabilidade estão entre as novas metas do empresariado

    há 12 anos

    João Pessoa Inovação e sustentabilidade são as palavras de ordem das novas práticas empresariais do mercado. Há quem pense que estas posturas dependem de altos investimentos e processos complicados de adequação. Porém, para se enquadrar no novo modelo empresarial é preciso um olhar estratégico e coragem para promover mudanças.

    Para apresentar aos empresários e futuros empreendedores ações inovadoras e sustentáveis, o Sebrae na Paraíba promove a quinta edição da Feira do Empreendedor entre os dias 19 e 22 de setembro, no Forrock, em João Pessoa.

    Dono de uma fábrica de vassouras e acessórios de limpeza, em Catolé do Rocha, no Alto Sertão paraibano, Leonardo Teodoro de Lima uniu a automação dos processos produtivos com responsabilidade socioambiental para produzir baldes e vassouras com materiais 100% recicláveis.

    Reutilizamos 90% dos plásticos que seriam descartados pela empresa. Isso gera uma economia de 20% na compra de uma nova matéria prima, além de contribuir para o meio ambiente, comemora o empresário.

    Leonardo explicou que, inicialmente, as práticas objetivavam a otimização de custos, para baratear a produção. Mas à medida que implantávamos uma pequena mudança, notávamos que os resultados ambientais eram relevantes. Foi assim, por exemplo, com a iluminação do galpão e com a reutilização da água, conta o empresário. Com a iluminação natural, a fábrica economiza 10% de energia e com o uso racional da água tem uma redução de 60% no consumo. O empresário também reutiliza as embalagens de seus produtos, comprando de volta dos clientes, evitando assim o aumento da produção de lixo na comunidade.

    Práticas sustentáveis

    De acordo com a gestora da Feira do Empreendedor, Nelijane Ricarte, durante o evento os empresários e empreendedores terão a oportunidade de participar de capacitações, orientações, debates e discussões sobre empreendedorismo, tendências de mercado e a dinâmica da economia local.

    Teremos diversos exemplos de empresas que adotaram práticas sustentáveis e inovadoras e que conseguiram alavancar seus empreendimentos com estas ações. É muito importante que os empresários vejam de forma prática o uso dessas novas posturas empresariais, destaca Nelijane.

    Foi isso que o empresário Jonson Lustosa, proprietário de uma rede de lanchonetes em João Pessoa, fez. Sabendo bem o peso da inovação para o crescimento de seu empreendimento, ele decidiu sair da zona de conforto empresarial e adotou práticas inovadoras.

    De acordo com Jonson, a empresa investe constantemente em novos produtos, além da criação de novas embalagens, reformas na estrutura física e nova comunicação visual. Também apostamos em uma nova forma de fidelizar nosso cliente através de promoções e a presença nas redes sociais, destaca o empresário.

    Para Jonson Lustosa, a inovação é um dos requisitos responsáveis pela permanência de uma empresa no mercado. É inovando com criatividade que o empresário consegue manter uma carteira de clientes por muito tempo. A ferramenta básica, primordial e principal responsável pela inovação é a criatividade, ressalta o empresário que abriu sua primeira loja em 2004, em Cabedelo, e hoje conta com três lanchonetes e já oferece sistema de franquia.

    A inscrição para participar da Feira do Empreendedor é gratuita e pode ser feita no site do evento.Quem deixar para se inscrever no dia do evento pagará uma taxa de R$ 5. A Feira é uma realização do Sebrae Nacional e do Sebrae na Paraíba e conta com as parcerias do Banco do Brasil, Governo do Estado, Programa Conecte seu Negócio/Google, Fecomércio e da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

    Serviço:

    Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218

    www.pb.agenciasebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acoes-inovadoras-sao-apresentadas-em-evento-na-paraiba/100057211

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)