Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Balde Cheio aumenta produtividade da pecuária

    há 12 anos

    Manaus Em algumas propriedades Autazes (AM), vacas que forneciam dois litros de leite por dia multiplicaram por cinco a produção e o número de animais por hectare foi ampliado. Os resultados foram alcançados com o programa Balde Cheio, do Sebrae no Amazonas, iniciativa do Sebrae que leva tecnologia e gestão para os pequenos produtores.

    Na região de Altaz Mirim, onde fica o município, desde outubro do ano passado, os técnicos da instituição levam, por exemplo, a ordenha mecanizada que é mais higiênica para os pequenos produtores. Antes do Balde Cheio, o leite era extraído manualmente.O programa foi desenvolvido pela Embrapa e é aplicado pelo Sebrae com o objetivo organizar e potencializar a criação intensiva de gado com tecnologias e conhecimentos para o melhor aproveitamento dos pastos e dos animais.

    O maior resultado é que estamos deixando para trás uma prática antiga. Hoje, sabemos como gerir nossas fazendas e trabalhamos de forma mais profissional, com visão de empresário, declara o pecuarista Manoel Maia, líder de um grupo de pecuaristas da região do Novo Céu, na zona rural de Autazes. Aroldo Pereira Cavalcante, de 59 anos, também aderiu ao programa. É uma alternativa para quem quer produzir com qualidade e produtividade, sem desmatamento, aproveitando as áreas já existentes, afirmou.

    Ao todo, 46 propriedades do município são atendidas pelo Balde Cheio. Os investimentos já somam aproximadamente R$ 800 mil, dos quais cerca de R$ 200 mil aplicados pelo Sebrae em consultorias, missões técnicas, cursos, treinamentos e ações de acesso a mercados. O restante foi direcionado pelos pecuaristas no melhoramento do solo, sanidade bovina, compra de sementes de capim de alta qualidade, implementos agrícolas, cercas elétricas e modernos sistemas de irrigação.

    Nesta quarta-feira, o comitê gestor do projeto Desenvolvimento do Setor Lácteo na Região do Altaz Mirim realizou reunião com os pecuaristas para definir ações, avaliar o projeto e dar início ao trabalho de incremento do sistema de irrigação das propriedades.

    Eu não tenho dúvida de que o programa Balde Cheio está revolucionando a pecuária na maior bacia leiteira do Amazonas, que é Autazes, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Faea, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS).

    De acordo com o vice-prefeito de Autazes, José Tadeu Cabral Martins, o município é a maior bacia leiteira do Amazonas. O programa Balde Cheio certamente vai elevar nossa produtividade, fazendo com que Autazes seja reconhecido pela qualidade, produtividade e conservação ambiental na atividade pecuária, disse.

    Serviço:

    Sebrae no Amazonas - (92) 2121-4991

    www.am.agenciasebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

    Notícias Relacionadas 23/08/2012 | 15:40 Encontro mobiliza produtores de leite

    03/08/2012 | 18:10 Balde Cheio ajuda produtores a superarem a seca no Sertão

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/balde-cheio-aumenta-produtividade-da-pecuaria/100048330

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)