Universitários expõem em Feira de Negócios
Salvador - Aos 33 anos, o universitário Joilson Cerqueira trabalha como vendedor ambulante de doces e salgados, enquanto finaliza o curso de Administração de Empresas, na Faculdade Social, na capital baiana. Ele não perde tempo quando aparece uma oportunidade de se qualificar para alavancar o seu negócio, por isso, há dois meses, se registrou como Empreendedor Individual.
O agora empresário apresentou seus produtos na Feira de Negócios, realizada na sede de sua instituição de ensino, até a terça-feira (5). A ação faz parte do projeto Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, que firmou um convênio com a Faculdade Social, em Salvador.
O projeto piloto, que está sendo realizado também em Brasília e em São Paulo, tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo entre os estudantes. A iniciativa vai beneficiar 1,8 mil estudantes dos cursos de Administração, Comunicação Social, Direito, Fisioterapia, Pedagogia e Psicologia da Faculdade Social.
Para Joilson Cerqueira, expor os produtos na faculdade é muito importante porque os alunos têm a oportunidade de receber orientações dos professores. É uma forma de colocar em prática o que aprendemos na sala de aula, destaca. O estudante e empresário ressalta ainda a importância da informação para alavancar o negócio. O empreendedor deve ser inovador. E, para inovar, é preciso buscar conhecimento, avalia.
A estudante de Administração, Carine Soares, de 28 anos, também expôs suas bijuterias e roupas no espaço da feira e pretende se registrar como Empreendedora Individual o mais breve possível. Acho que a formalização vai me trazer muitos benefícios, inclusive, para poder ganhar mais com o meu negócio, afirma.
Além da Feira de Negócios, o projeto Educação Empreendedora pretende desenvolver outras ações, como implantar a disciplina empreendedorismo em todos os cursos das instituições de ensino e inserir o software Campus, que simula a administração de uma empresa, como ferramenta de ensino.
Para o coordenador do curso de Administração da faculdade, Paulo Cardoso, a iniciativa é fundamental para incentivar, na prática, o olhar empreendedor entre os jovens. Nosso projeto pedagógico inclui o fomento ao empreendedorismo e eles aprendem a teoria em sala de aula. A parceria com o Sebrae é crucial para que os alunos sintam, na prática, o que é empreender, pontua.
A analista de Educação Empreendedora do Sebrae na Bahia e gestora do projeto, Janaina Neves, informa que uma das primeiras ações na Faculdade Social foi a sensibilização de estudantes e professores para a participação no Desafio Sebrae, o maior business game do mundo, que simula a gestão de uma empresa.
A mobilização foi grande e a faculdade superou a meta de 300 estudantes e chegou a 328 inscritos. Outra ação do projeto será organizar a visita dos participantes no Desafio a uma fábrica de sucos na Bahia, tendo em vista que a edição deste ano simula a gestão de uma fábrica de polpas e sucos com frutas tropicais, revela Janaina.
A Feira de Negócios fez parte da programação da Semana Acadêmica, na qual os alunos também puderam apresentar projetos desenvolvidos em sala de aula, voltados para questões sustentáveis e ambientais. Um dos estandes arrecadou água para enviar a municípios baianos que estão sofrendo com a seca.
Serviço:
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