Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Iniciativas para combater a sazonalidade do turismo são estudadas em Gramado e Canela

    há 14 anos

    Rio de Janeiro - Famosas nacionalmente como destinos turísticos de inverno, as cidades gaúchas de Gramado e Canela desencadearam uma série de ações que estão garantindo fluxo turístico o ano todo e servem de exemplo para outros destinos brasileiros que sofrem com a sazonalidade.

    Com essa perspectiva, empresários de vários estados brasileiros iniciam na quinta-feira (26), um roteiro de visitas técnicas e atividades de vivência nas duas cidades. O objetivo é identificar e reproduzir ações que possam suavizar os impactos da sazonalidade do turismo em seus destinos. Eles participam da quarta etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 Vivências Brasil, executado pela Abav em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo e a Embratur.

    Até sexta-feira (27) os empresários terão reuniões com representantes de entidades responsáveis pelo turismo nas duas cidades e farão visitas técnicas a hotéis e pontos turísticos, entre eles a Pousada Don Ramon e o Le Jardin Parque de Lavanda em Gramado, que inspirado em parques da Europa e dos Estados Unidos, utiliza a lavanda como atrativo. O Le Jardin alia produção e comercialização da lavanda com a possibilidade de realizar eventos ambientados e aromatizados naturalmente, na maioria dos casos, casamentos.

    Em Canela um dos pontos turísticos visitados será o Parque Estadual do Caracol, uma Unidade de Conservação Ambiental e um dos destaques de Canela. O ícone maior do Parque é a Cachoeira do Caracol, formada a partir de um arroio que se precipita em queda livre numa altura de 131 metros.

    Fundo de Turismo

    Canela tem 38 mil habitantes e a atividade turística é responsável por 60% da arrecadação de impostos. O nome da cidade vem de uma árvore do mesmo nome, que ficava nas proximidades de onde está localizada a Praça João Corrêa, no centro da cidade, e que servia de ponto de encontro e pouso de tropeiros.

    A cidade possui o Fundo de Desenvolvimento do Turismo, utilizado pela Associação Comercial e Industrial de Canela para reduzir a sazonalidade, aumentar o fluxo de turistas e buscar o desenvolvimento sustentável do turismo no município.

    Calendário

    Gramado tem o nome relacionado ao seu passado, quando suas terras eram passagem de tropeiros que levavam o gado pelos Campos de Cima da Serra, no final do século XIX. Ao chegarem ao topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam ali um campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade.

    Para vencer a sazonalidade, a cidade elaborou um calendário de eventos apoiado na forte infraestrutura hoteleira e gastronômica. Segundo dados oficiais, a cidade de 31 mil habitantes oferece 9.629 leitos, 1.140 estabelecimentos comerciais e 112 bares e restaurantes, capazes de atender mais de 10 mil pessoas simultaneamente. Além disso, possui dois centros de eventos - o Gramado Serra Park e a Expo Gramado que, juntos, somam 35.000 m² de área.

    Um dos mais importantes eventos do calendário é o Festival de Cinema de Gramado, oficializado pelo Instituto Nacional do Cinema, que todos os anos leva dezenas de celebridades à cidade, além de muita divulgação. Outros eventos importantes promovidos por Gramado são a Festa da Colônia, o Festival de Gastronomia, o Festival de Publicidade, o Festival do Turismo e o Natal Luz.

    Serviço:

    Abav Nacional - (21) 3231-7799 ou (11) 3231-3077

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores225
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações408
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iniciativas-para-combater-a-sazonalidade-do-turismo-sao-estudadas-em-gramado-e-canela/2344123

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)